05/12/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Nota de repúdio: terceiro ataque a assentamentos

Venho a público repudiar veementemente mais um ataque à luta pela reforma agrária no Ceará. O mais recente foi ao Acampamento 17 de Abril, em Santana do Acaraú, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Foi o terceiro ataque a acampamentos da organização em pouco menos de um mês no Ceará.
O mais recente ataque aconteceu nesta quarta-feira, 28. Na ocasião, casas teriam sido destruídas e queimadas, animais morrido e cerca de 60 pessoas expulsas.
Nosso mandato, já está atuando junto ao governo do Estado para apurar o ocorrido e punir os culpados em caso de arbitrariedades.
Na manhã desta quinta-feira, houve uma audiência na Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O Governo do Ceará, através da SDA e da Defesa Civil Estadual, se solidarizará emergencialmente com as famílias enviando cestas básicas e negocia saída pacífica com a desapropriação do terreno e construção de uma proposta de povoamento do Assentamento Canafístula, no município de Santana do Acaraú.
O assentamento reúne 18 famílias, incluindo mulheres e crianças pequenas, que até o momento ainda se encontram desalojadas.
Esperamos uma breve solução para o ocorrido e estamos a disposição para intermediar os conflitos.
José Guimarães
Deputado federal