Guimarães: 30 anos de luta pelo PT, pela democracia e pelo povo brasileiro

A trajetória de José Guimarães (PT-CE) pelo Partido dos Trabalhadores começou há quase 3 décadas, em 1985, quando filiou-se ao PT. Desde então, a vida política do deputado é marcada por conquistas e trabalhos memoráveis.

30 Anos de PT

No início de sua carreira no partido, José Guimarães (PT-CE) coordenou a campanha vitoriosa de Maria Luiza Fontenele. Durante a gestão da prefeita, exerceu a função de Chefe de Gabinete.

Presidente do Instituto de Previdência do Município (IPM).

Guimarães coordenou a histórica campanha Lula Presidente em 1989.

No período 1990 – 91 conquistou o cargo de secretário geral do diretório do PT-CE e foi presidente do partido no estado durante 8 anos.

Guimarães candidatou-se a deputado estadual pela primeira vez em 1998, ocupando a primeira suplência. Em 2000 assumiu o mandato, conquistando de imediato a liderança do PT na Assembleia e tornando-se membro do Diretório Nacional da legenda.

Em 2002, Guimarães coordenou a campanha presidencial de 2002, quando Lula foi eleito presidente. No mesmo ano, Guimarães foi eleito deputado estadual com 31.613 votos.

Em 2006, Lula foi reeleito presidente e Guimarães foi eleito deputado federal pela primeira vez. No primeiro mandato exerceu diversas atividades, tais como: a presidência da subcomissão do nordeste na Câmara, a coordenação da bancada do PT na comissão mista do orçamento do Congresso Nacional e da bancada federal cearense, além da vice-liderança do PT da casa.

O parlamentar cearense foi reeleito em 2010 sendo o deputado federal mais votado do partido no Ceará. Durante o primeiro mandato da presidente Dilma, Guimarães exerceu funções importantes, tais como: vice-líder do governo, líder da bancada do Nordeste no Congresso.

Ainda no segundo mandato Guimarães foi eleito líder do PT na Câmara.

Atualmente, Guimarães é deputado federal (PT/CE) e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores.

No início de sua carreira no partido, coordenou a campanha vitoriosa de Maria Luiza Fontenele para Prefeita de Fortaleza. Durante a administração petista, Guimarães exerceu a função de Chefe de Gabinete até 1987 quando saiu da prefeitura para ocupar o cargo de Presidente do Instituto de Previdência do Município (IPM), de Fortaleza.

Em 1988, concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal do Ceará enquanto que, paralelamente aos seus estudos, militava no movimento sindical dos bancários. No ano seguinte, o deputado também participou da histórica campanha Lula Presidente.

Posteriormente, conquistou o cargo de secretário geral do diretório do PT no Ceará e em 1992 foi eleito Presidente do Diretório Regional, ocupando esta posição durante 08 anos. À frente do diretório, ele se destacou por promover a interiorização da organização partidária e, com muito empenho, abriu caminhos para que o partido chegasse a quase todos os municípios do Estado do Ceará.

Assembleia

Guimarães se candidatou a deputado estadual pela primeira vez em 1998, sendo o quarto mais votado do partido e ocupando a primeira suplência. Pouco tempo depois assumiu o mandato de deputado estadual, conquistando de imediato a liderança da bancada do PT na Assembleia e tornando-se membro do Diretório Nacional do Partido.

Sua importância e notoriedade no cenário político nacional do PT se evidenciam ao coordenar de maneira eficaz a campanha presidencial de 2002, quando Lula foi finalmente eleito Presidente da República. Neste mesmo ano, Guimarães foi eleito deputado estadual com 31.613 votos.

Câmara

Em 2006, ano marcado pela reeleição do presidente Lula, Guimarães foi eleito com 88.486 votos deputado federal pela primeira vez. Ao longo do seu primeiro mandato, o deputado exerceu diversas atividades, tais como: a presidência da subcomissão do nordeste na Câmara, a coordenação da bancada do PT na comissão mista do orçamento do Congresso Nacional e da bancada federal cearense, além da vice-liderança do PT da casa.

Reeleito em 2010 com 210.366 votos, Guimarães foi o deputado federal mais votado do partido no Ceará. No ano seguinte, voltou a exercer uma das vice-lideranças do Governo Dilma na Câmara Federal, atuando especialmente como suplente na Comissão de Desenvolvimento Urbano e como titular na Comissão de Finanças e Tributação e na importante Comissão Especial da Reforma Política.

Como relator da medida provisória 527/11, conduziu o debate sobre o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras da copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. A aprovação do RDC e sua utilização permitiu a execução rápida de obras que foram determinantes para o sucesso da copa do mundo no Brasil.

Ainda no segundo mandato, Guimarães assumiu a bancada do nordeste no Congresso Nacional e foi eleito líder do PT na Câmara.

No ano passado, o parlamentar foi presidente da Comissão Especial que tratou do novo marco regulatório do setor portuário. Após mais de 40 longas horas de debate, as novas regras do setor foram aprovadas pelo Plenário da Câmara e validadas pelo Senado.

Guimarães também liderou o embate no plenário da Câmara, entre base de apoio ao governo Dilma e a oposição, pela criação do programa Mais Médicos. O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, levando mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Em 2014, o vice-presidente nacional do PT foi reconduzido a Câmara Federal com o voto de 209.032 cearenses no último pleito. Este é o terceiro mandato consecutivo do deputado na Câmara Federal.

Trabalho Reconhecido

Durante estes quase 30 anos de Partido dos Trabalhadores, o Deputado federal José Guimarães consolidou-se como parte fundamental da história política do Ceará e do Brasil. Seu trabalho incansável e seu comprometimento com as causas populares, refletido na luta por igualdade e oportunidade para todos, fazem com que ele seja reconhecido como figura de destaque não só para o Partido dos Trabalhadores, mas também no cenário político e social do país.