19/01/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Descaso: obras da Transposição do São Francisco continuam paralisadas

"Um verdadeiro absurdo que mostra todo o descaso que o governo federal tem com o Nordeste e especialmente com o Estado do Ceará que padece do quinto ao consecutivo de seca", a análise é do deputado federal, José Guimarães, após a imprensa mais uma vez denunciar os atrasos da obra de Transposição do Rio São Francisco.
"A presidente Dilma entregou mais de 90% da obra e estamos com mais de oito meses de paralisação, enquanto isso o risco da crise hídrica no Ceará permanece, pois apesar de haver a possibilidade de uma quadra chuvosa dentro da média em 2017, ela não será suficiente para fazer a recarga necessária", comentou Guimarães.
Segundo reportagem do Diário do Nordeste, a construção do Eixo Leste, que leva água para o interior de Pernambuco, avançou, mas a definição do Eixo Norte, que vai atender o Ceará permanece paralisada desde junho de 2016. O Ministério da Integração Nacional previu para o dia 15 deste mÊs o anúncio da empresa selecionada para retomar o serviço de engenharia, mas não houve definição.
O atraso na obra pode comprometer o fornecimento de água para dezenas de cidades do Ceará, inclusive a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).