06/10/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães está confiante na manutenção dos vetos presidenciais

José Guimarães está confiante na manutenção dos vetos presidenciaisApós reunião entre a base aliada e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse na segunda-feira (5) que está confiante na manutenção dos vetos presidenciais que serão analisados em sessão do Congresso Nacional marcada para esta terça-feira.

Na pauta, há matérias sensíveis para o governo, como o veto presidencial que impediu o reajuste salarial entre 53% e 78,56% para os servidores do Judiciário e o que derrubou a extensão da aplicação da regra do reajuste do salário-mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

“Fizemos o levantamento e achamos que há condições políticas para mantermos os vetos. Todos estão sendo mobilizados para dar quórum no máximo às 12h. Mobilização total, chamar os deputados e deputadas para cumprirmos a nossa missão constitucional que é avaliar os vetos. Estamos pedindo a todos os lideres que mobilizem suas bancadas para votarmos amanhã sem falta”, disse Guimarães, referindo-se à dificuldade de garantir quórum no plenário em uma votação cedo durante uma terça-feira.

De acordo com o petista, a derrubada dos vetos custaria mais de R$ 60 bilhões aos cofres públicos. “O país precisa, não é só o governo, a economia brasileira precisa, não podemos criar uma despesa de R$ 64,5 bilhões. Precisamos manter os vetos para a saúde financeira do país, para a saúde da economia brasileira”.