06/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


HUB: reunião traça estratégias de mobilização

O governador Camilo Santana se reuniu na manhã desta segunda-feira (6), no Palácio da Abolição, com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Federação das Industrias do Ceará (FIEC), Beto Studart. Em discussão, principalmente ações e medidas em defesa do HUB da TAM na capital e o desenvolvimento industrial do Estado. "Criamos um grupo para continuar a mobilização em torno do HUB da TAM em Fortaleza. Estamos juntos com a Prefeitura e a Fiec para traçar estratégias e garantir o atendimento às demandas que a empresa tem nos colocados", citou o governador.

Durante a reunião, os chefes do executivo do Estado e Município, secretários de Estado e representantes da Fiec debateram os principais pontos para o estabelecimento do HUB, incrementando ações para o desenvolvimento das indústrias do Estado. “Nós ficamos animados em participar dessa união de ações e estratégicas convergentes, tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Fortaleza, para o desenvolvimento econômico do Estado. Desta forma, estamos debruçados nesta mobilização encabeçada pelo Estado para trazer este investimento de bastante importância para o Ceará”, destacou Beto Studart.

Sobre o HUB da Tam

No dia 22 de junho, o governador Camilo Santana reuniu no Palácio da Abolição mais de mil representantes da sociedade civil, lideranças empresariais e políticas para trazer o centro de conexões para o estado. O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, esteve presente à solenidade, quando destacou a importância de um empreendimento deste porte para o desenvolvimento turístico e econômico do Ceará.

Com a mobilização “Todos Unidos pelo HUB da TAM no Ceará”, Camilo procura sensibilizar sobre a importância do empreendimento para o Estado, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas fortalecer a economia cearense no longo prazo. “O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Não tenho dúvida de que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, ressaltou o governador, na ocasião.

O HUB representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos, além de um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. Com a instalação do empreendimento, o Ceará terá crescente oferta de voos diretos, começando com 14 voos para a Europa.

Segundo o governador, a TAM está fazendo um acompanhamento técnico das ações executadas pelo Governo e pela Prefeitura para viabilizar o empreendimento. “Atualmente, foi nos colocado como principal medida as condições aeroportuárias do Estado. Um dessas ações que nos foi estabelecido seria a adesão da concessão do nosso Aeroporto. E nós garantimos. Foi um dos pré-requisitos da empresa para aceitação da nossa proposta. Por isso, no que depender do Governo Federal, Estado e da Prefeitura de Fortaleza, nós vamos garantir todas as condições necessárias para a vinda do HUB para o nosso Estado”, ressaltou.

O que é um HUB

Hub é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também se pode denominar hub ao aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados.

Desenvolvimento do Ceará

A instalação de um HUB no principal aeroporto do Ceará, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, representa um avanço significativo para a economia do Estado. Isso porque cerca de 73% da economia cearense são baseados em serviços, alavancados principalmente pelo turismo.

Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), somente na última alta estação o Ceará recebeu 1.023.485 turistas. O período compreende os meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro deste ano. A demanda de visitantes teve um acréscimo de 5,3% em comparação com os números do mesmo período do ano anterior, quando o Estado recebeu 971.350 turistas. Foi gerada uma receita de R$ 2,1 bilhões durante a alta estação, número 23,8% maior que no ano passado.

Um centro de conexões aeroviárias facilita, do ponto de vista logístico e empresarial, a oferta e a procura por pacotes para um destino já consolidado como é o Ceará. Comprovado pelo segundo ano consecutivo como o melhor Estado destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do País.

Fotografia: Carlos Gibaja

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará