25/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Líder destaca acordos que reforçam os BRICS

O Plenário da Câmara aprovou dois acordos internacionais relacionados aos Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Um dos acordos cria o Novo Banco de Desenvolvimento (PDC 63/15) e o outro prevê a possibilidade de socorro mútuo caso algum dos cinco países se torne incapaz de honrar compromissos internacionais (PDC 62/15). As duas propostas seguem para análise do Senado Federal.

O PDC 63 cria um banco de desenvolvimento com atuação internacional ligado ao Brics. O objetivo é financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável (públicos e privados) dos próprios membros do bloco e de outras economias emergentes.

A nova instituição recebeu o nome de Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e será aberta a qualquer membro das Nações Unidas.

Outro acordo – O PDC 62 trata de acordo firmado em 2014 pelos integrantes do Brics e  permite que um dos países possa ser socorrido pelos demais em caso de incapacidade para honrar compromissos internacionais. Pelo acordo, os cinco países comprometem-se a criar um fundo “virtual” de apoio mútuo. Os recursos ficarão nas reservas de cada país, e só sairão quando solicitados por uma nação e apoiado pelas demais. “São ações fundamentais que o Brasil e os demais países adotam para que haja integração e desenvolvimento socioeconômico entre os membros dos BRICS”, destaca o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).