24/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Inhamuns: plenária regional reúne representantes de 15 municípios

Crateús foi sede, neste sábado (23/5), da quinta Plenária Regional do Mandato do deputado federal, José Guimarães.  Estiveram presentes representantes de 15 municípios da Região dos Inhamuns para discutir as prioridades e projetos importantes para o desenvolvimento da região. “Estou em Brasília trabalhando muito pela aprovação dos projetos do Governo Federal, mas jamais quero perder meu vínculo com o Ceará”, comentou o líder do Governo.

Sobre os projetos estruturantes para o desenvolvimento da Região, Guiumarães citou a consolidação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús. “Ainda esta semana eu estive reunido com o MEC para mostrar a prioridade da construção di segundo bloco da UFC”, comentou.

Além disso, o deputado federal destacou a necessidade de políticas integradas entre os prefeitos da Região para combater a crise hídrica, após cinco anos de seca no Estado.  “Existem obras como a construção do açude Lago Fronteiras que não podem ficar somente no papel”, disse o líder.

José Guimarães aproveitou também para convocar os prefeitos da região a fazerem política de forma diferente. “Nós Do PT precisamos ser modelos. Não nascemos para ser iguais aos outros”, enfatizou.  Para o deputado federal, a criação de mecanismos de participação direta da população nas decisões da administração municipal é fundamental para o desenvolvimento de qualquer projeto político.

O líder do Governo comentou ainda o contingenciamento anunciado pela equipe econômica na última sexta-feira (22/5). Segundo Guimarães, “o governo fez um ajuste criterioso para não prejudicar o que é fundamental”.  “Por exemplo, não foi contigenciado nenhum real do projeto de Transposição do São Francisco”, completou.

Guimarães ainda comentou sobre o trabalho na Câmara. “Vamos  começar a discutir a reforma política. Queremos uma reforma profunda e radical e não uma reforma conservadora como alguns estão propondo. Vamos entrar de sola nesta discussão”, comentou. Um dos pontos mais defendidos pelo deputado federal é o fim do financiamento empresarial  de campanhas políticas.

Com a plenária da Região dos Inhamuns, o mandato do deputado federal José Guimarães já somou mais de 1 mil ouvintes que têm voz e vez na construção do mandato. As próximas etapas devem ser as plenárias do Sertão Central e do Maciço de Baturité.