18/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ibiapaba: Guimarães apresenta prioridades do mandato para a região

Instalação de unidades do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Ceasa, do Instituto Médico Legal (IML), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a reforma e reestruturação do bondinho de Ubajara. Foram esses os principais compromissos assumidos pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, durante a Plenária Regional do mandato realizada no último sábado (16/5), na Câmara de Vereadores de Tianguá.  O encontro reuniu pelo menos duas centenas de pessoas entre populares, vereadores, prefeitos e demais lideranças da região.

“Temos de pensar em projetos estruturantes e de desenvolvimento para toda a região e não somente para este ou aquele município”, comentou o deputado federal.  Para o prefeito de Carnaubal, Raimundo Chaves (Raimundinho) , Guimarães foi quem iniciou a discussão sobre levar uma unidade da UFC para a região da Ibiapaba . “Tenho certeza de que com seu prestígio e empenho essa reivindicação será atendida”, comentou o prefeito.

A instalação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Serra da Ibiapaba é uma das propostas que já tramita na Câmara dos Deputados e, embora a definição da cidade-sede aguarde parecer técnico da UFC, a grade curricular será adequada à vocação econômica da região. A estimativa do Conselho de Desenvolvimento da Região da Ibiapaba (Conderi) é que cinco mil estudantes se desloquem diariamente da cidade de origem para o destino onde estudam. Atualmente, um estudante da Ibiapaba que queira cursar uma faculdade gasta, em média, quatro horas por dia entre o município de origem e a universidade mais próxima, em Sobral, na região Norte cearense.

“Precisamos romper com esse ciclo de crescimento concentrado em Sobral. O fundamental é darmos uma demonstração de unidade e interditarmos essa briga entre os municípios da nossa região”, cobrou o vereador Haroldo Aragão (PT-Tianguá) durante encontro de lideranças da região com o deputado federal José Guimarães.

Além da interiorização do Ensino Superior, lideranças políticas e sindicais avaliaram como fundamentais para o desenvolvimento a construção de uma unidade Ceasa e um posto do Instituto Médico Legal (IML). “Sobre a Ceasa, é uma obra fundamental para agregar valor aos produtos da região e dar velocidade de escoamento a tudo que a Serra produz. Em relação do IML, não se trata de uma obra que traga um impacto econômico, mas existe o lado humano e social para as famílias que perdem seus entes”, comentou José Guimarães. Melhorias na área da saúde e do ensino técnico também são reivindicações de lideranças locais, bem como o incentivo ao turismo e à agroecologia.