05/05/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo do Estado disponibiliza tratamento gratuito contra o tabagismo

Há quatro anos a saúde e a vida do radialista Evandro Soares mudaram. Ele deixou de fumar depois do tratamento feito no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do governo do Estado. ¨Percebi que tinha alguns problemas de saúde e que a minha qualidade de vida eram comprometidas somente depois que abandonei o cigarro. Acordava sempre indisposto, a respiração era ruim, vivia cansado¨. Com a cura do tabagismo, Evandro Soares, que fumava desde os 15 anos, diz que vive bem diferente. ¨Até mais animado para viver. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar¨, comenta.

Na rede pública do Estado, em Fortaleza, além do Hospital de Messejana, há outra opção para fumantes que querem fazer o tratamento gratuito, todo financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É no Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Antônio Justa, 3113. Lá e no HM funcionam o Programa de Controle do tabagismo, que trata os fumantes com avaliação clínica, realiza abordagem mínima ou intensiva individual ou em grupo e, se preciso, com terapia medicamentosa.

Evandro Soares lembra que passou três meses fazendo o tratamento, com a ajuda de médicos e enfermeiros do Hospital de Messejana, o primeiro serviço com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas da abstinência da nicotina, desde 2002. Nesses 13 anos, a equipe do Programa de Controle do Tabagismo atendeu 2.800 pacientes. A taxa de abstinência após a participação é de 60%. Atualmente, 55 pacientes fazem o tratamento. Tudo começa com a inscrição no programa. O telefone do programa é o 85.31014062. Depois o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais sobre o estado psicológico e quanto a motivação para deixar o cigarro. São feitos exames para avaliar a saúde do paciente e o grau de dependência nicotina. A nicotina é uma das 4.700 substâncias contidas no cigarro. Tem até formol, utilizado para alisar cabelos e conservar cadáver, dentro de um cigarro.

O tratamento do tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo PNCT. As orientações do programa seguem as principais diretrizes internacionais relacionadas ao tratamento do tabagismo. Assim, o SUS oferece aos fumantes que desejam parar de fumar trata mento adequado, com metologia baseada em evidências científicas.

O QUE OCORRE QUANDO PARA DE FUMAR
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade.
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Fonte: www.inca.gov.br