17/04/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Jogos Olímpicos são oportunidade para o Turismo

A presidente Dilma destacou o "desafio" do país em realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016 ao empossar o novo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Na cerimônia, que aconteceu no Palácio do Planalto, Dilma salientou o crescimento do turismo interno e agradeceu a contribuição de Vinicius Lages, que permaneceu na pasta desde março do ano passado.

“Em seus 13 meses no cargo, levou o turismo brasileiro a galgar novos patamares de qualidade. Vinicius Lages chegou trazendo um grande conhecimento técnico sobre a indústria do turismo, e com seu trabalho intenso se incorporou perfeitamente ao nosso time. Sem dúvida, Vinicius deixa um legado”, discursou a presidente.

Com a política de inclusão social, adotado pelos governos Lula e Dilma, a indústria do turismo cresceu. Atualmente, o setor já responde por quase 4% do Produto Interno Bruto do País e mantém cerca de três milhões de empregos diretos. A aviação civil sofreu foi um dos setores que sofreu forte impacto com o crescimento da renda dos brasileiros.

Somente entre 2010 e 2014, houve um salto de 85,5 milhões de passageiros para 117 milhões na aviação civil. Em 2003, esse número era de apenas 36 milhões de pessoas. “Foi para atender essa imensa demanda que fizemos concessões, fizemos obras públicas nos nossos maiores aeroportos. É para conectar esse imenso mercado consumidor aos destinos turísticos espalhados pelo nosso território continental que estamos também ampliando e fortalecendo a aviação regional”, disse.

Para Dilma, mesmo tendo desenvolvido a indústria do turismo nos últimos anos, o Brasil ainda tem como desafio combinar bens imateriais (receptividade do turismo, belezas naturais, etc.) aos bens materiais (infraestrutura, hotéis, etc.). “Isso tudo combinado, faz inteira diferença”, enfatizou.

Para atender a essa imensa demanda, o governo fez concessões em obras públicas em aeroportos e, para qualificar o mercado consumidor espalhado pelo território continental do País, está ampliando a aviação regional, com a ampliação de destinos e a criação de novos produtos para os novos consumidores, tarefas que Dilma Rousseff disse ter certeza de que o ministro Henrique Eduardo Alves desempenhará bem.

“Eu tenho absoluta certeza que o ministro Henrique Eduardo Alves, vai ajudar a desenvolver ainda mais a indústria do turismo. Dou a ele as boas-vindas a nossa equipe. Sei que ele vai trabalhar muito para que o Brasil esteja cada dia mais capacitado a dar as boas-vindas aos turistas daqui e do mundo inteiro, gerando para a nossa população mais renda, mais e melhores empregos numa área ambientalmente, inteiramente sustentável”, completa.

Imagem: Agência Brasil