20/03/2015

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Bolsa Família: Revisão cadastral termina nesta sexta-feira (20)

Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram os dados do Cadastro Único nos últimos dois anos precisam correr contra o tempo. As famílias que não fizeram a revisão cadastral até 16 de janeiro de 2015 já estão com o benefício bloqueado desde o mês passado e, se não fizerem a revisão até dia 20 de março, terão o benefício cancelado a partir do pagamento do mês de abril.

A estimativa é de que aproximadamente 300 mil famílias ainda precisam atualizar o cadastro. Essas famílias representam o menor número de atrasos desde a criação do Bolsa Família, em outubro de 2003. O público inicial da revisão cadastral de 2014 era de cerca de 1,25 milhão de famílias.

Desde o início do ano passado, as famílias estão sendo convocadas para a revisão cadastral por meio de mensagens escritas no extrato de pagamento do benefício informa a coordenadora-geral de Administração de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline Paranayba.

“Elas tiveram quase um ano para fazer a atualização junto ao setor responsável pelo Bolsa e pelo Cadastro Único. A família tem que estar atenta à mensagem contida no extrato”, afirma.

Como fazer - Para atualizaras as informações, o titular do benefício – que tem o nome escrito no cartão de pagamento do programa – deve procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade.

É preciso levar os documentos obrigatórios (CPF ou título de eleitor) e algum documento dos familiares, como carteira de identidade, certidão de nascimento das crianças e carteira de trabalho ou de habilitação.

Os comprovantes de matrícula das crianças na escola e de residência não são obrigatórios, mas são recomendados, pois deixam o cadastro da família mais completo.

Entenda a notícia - Quando o benefício é bloqueado, a família não recebe o dinheiro, mas ainda está vinculada ao programa. Quando o Bolsa é cancelado, ela é desligada do programa. Ainda assim – em um prazo de até seis meses contados a partir do desligamento – a família pode procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade, fazer a atualização cadastral e solicitar a reversão desse cancelamento. Caso continue a ter perfil para o atendimento do programa, ela poderá receber novamente o benefício.

(com informações do Portal Brasil e imagem do MDS)