20/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


São José: Guimarães participa de solenidade em Quixeramobim

No Sertão Central, o sol brilhava no céu no dia de São José. Os rostos dos agricultores não escondiam a esperança de que o Padroeiro do Ceará mandaria chuva para o Estado. E enquanto ela não vem do céu, os moradores de Quixeramobim recebiam benefícios do Governo do Ceará para garantir a produção e qualidade de vida para a zona rural.

O governador Camilo Santana entregou  3,37 mil quilos de milho, 8,02 mil raquetes de palma forrageira, 196,730 quilos de sorgo forrageiro, 10.000 quilos de feijão guandu forrageiro e 50 quilos de sementes de gliricidia, todas pelo Projeto Hora de Plantar, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). As novas quantidades de sementes do Projeto Hora de Plantar vieram de demanda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e prontamente atendidas. O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, acompanhou o governador em toda a sua agenda nas comemorações alusivas ao Dia de São José.

"Enquanto eu for governador não vai faltar água nem apoio à zona rural. Vamos buscar as parcerias necessárias para viabilizar as obras e os projetos que já estão acontecendo e continuaremos colocando entre as nossas prioridades", afirmou o Camilo.

Em seu discurso, Guimarães destacou os projetos estruturantes que estão sendo realizados na região para a convivência com a seca. “Apesar de toda a crise internacional e a seca que tem prejudicado a economia do Ceará, os governo do Estado não tem poupado esforços para dar mais atenção e dignidade aos homens e mulheres do campo”, comentou.

O líder do governo comentou ainda sobre a conjuntura nacional. “Nosso projeto vai dar certo”, comentou ele pedindo apoio dos agricultores ao projeto nacional comandado pela presidenta Dilma.

Entre os beneficiados estava o agricultor Francisco Alves de Sousa, do município de General Sampaio, que recebeu raquetes de palma forrageira. "É uma iniciativa muito boa do Governo esse atendimento aos agricultores familiares, pois temos uma palma forrageira de qualidade para alimentar o nosso rebanho e melhorar a qualidade tanto da carne quanto do leite", afirmou.

Também foram entregues 5 enciladeiras, 5 enfardadeiras, 5 segadeiras e 6 fatiadeiras em parceria com a Companhia Hidrelétrica São Francisco (Chesf) para atividades de pecuária, além de cisternas, quintais produtivos e assinatura de ordem de serviço de sistema de abastecimento de água do Programa Água para Todos, beneficiando 16 mil famílias.

Camilo Santana também fez o lançamento do Plano Piloto Agropecuário de Ações Preparatórias e Relativas à Seca. O projeto é financiado pelo Banco Mundial, por meio do Projeto São José III. Segundo seu coordenador, Josias Farias Neto, o investimento supera os R$ 52 milhões, e vai criar uma estação agrometeorológica em Piquet Carneiro, que servirá de modelo para outros municípios. "Além disso, vamos iniciar os projetos de reuso de água inicialmente no Centro-Sul, mas que vão incentivar o consumo responsável da água, evitando o desperdício", afirmou.

O governador reafirmou que o Estado precisa oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento do campo. "Hoje, todos os municípios do Ceará estão recebendo ou um projeto produtivo, ou uma adutora, ou novos sistemas de abastecimento d'água, criando a infraestrutura necessária para garantirmos também aos municípios a condição de conviver com seca", disse.

Acesse as fotos da solenidade clicando aqui.

com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado