17/03/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Vice-presidente recebe líderes da base para discutir medidas para o País

Em café da manhã realizado na manhã desta terça-feira (17), no Palácio Jaburu (residência oficial da vice-presidência da República), o vice, Michel Temer (PMDB), recebeu todos os líderes da base do governo na Câmara dos Deputados. Na pauta, a conjuntura política e econômica, e a reaglutinação das forças de apoio ao governo federal.

Após o encontro, que aconteceu na residência oficial da vice-presidência da República, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou a “união da base” para discutir as medidas de ajuste econômico que o Executivo enviou ao Congresso. O projeto anticorrupção – a ser encaminhado pela presidenta Dilma Rousseff – ao Parlamento, também foi debatido pelos deputados e pelos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais), José Eduardo Cardozo (Justiça) e George Hilton (Esporte).

Ainda nesta semana, segundo o ministro da Justiça, o governo federal enviará as propostas. Cardozo defende que o Executivo, o Congresso e entidades representativas da sociedade aprofundem o debate sobre medidas de combate à corrupção. Michel Temer também considerou fundamentais as medidas que o governo apresentará ao Congresso. Sobre as manifestações do último final de semana, Temer elogiou “a capacidade democrática e pacífica de manifestação expressada pelo povo brasileiro”. O vice-presidente disse ainda que “não há silêncio do governo em relação à corrupção. Tudo está sendo investigado”, sublinhou.

Medidas – José Guimarães enfatizou que as reuniões semanais da base aliada servem para “pavimentar um caminho de união e de governabilidade congressual”. Destacou ainda que os aliados construíram uma proposta de progressividade na correção da tabela de Imposto de Renda, fruto do diálogo entre governo e Parlamento. O deputado também elogiou a postura do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que foi muito convincente na reunião que teve na noite de segunda-feira (16), com a bancada do PT. “O ministro mostrou que o ajuste é fundamental para economia brasileira”, frisou, ao lembrar das medidas trabalhistas e previdenciárias que serão apreciadas pelas comissões mistas do Congresso.

O ministro Mercadante também destacou a humildade do governo em reconhecer a complexidade da conjuntura atual. As manifestações do fim de semana, segundo o ministro, são próprias da democracia e o governo tem dialogado com todos, e na agenda governamental está o combate à corrupção.