23/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Prefeitos apresentam reivindicações a Guimarães

Cerca de 30 prefeitos e prefeitas estiveram reunidos com o deputado federal, José Guimarães, no último sábado (21/2), no Hotel Oásis. O objetivo era discutir a relação entre as gestões municipais e o parlamentar tendo em vista a nova conjuntura política com a chegada de Guimarães à liderança do governo na Câmara dos Deputados.

O deputado federal ouviu as queixas dos gestores municipais relacionadas à dificuldade no repasse de verbas federais, principalmente da Caixa Econômica Federal, para a execução de obras. Além disso, vários prefeitos mostraram preocupação em relação ao pagamento do novo piso dos professores, estabelecido pelo Ministério da Educação, já que segundo muitos gestores não há verba suficiente para que essa demanda seja atendida.

Guimarães comprometeu-se me levar as reivindicações dos prefeitos para serem tratadas diretamente com a superintendência da Caixa e com o ministro da Educação, Cid Gomes. “Como líder do governo, tornou-se mais fácil o acesso as pessoas que tomam as decisões e levaremos essas reivindicações que são mais que justas”, afirmou.

Crise hídrica e conjuntura nacional

Em sua explanação inicial, o deputado federal explicou que mesmo tendo recebido o “maior desafio da sua vida política” continuará dando atenção a todos os prefeitos com os quais mantém relação. “Não quero me apartar do Ceará”, comentou. Segundo o parlamentar haverá espaço na sua agenda para atender a todos os prefeitos que o procurarem.

Em relação à conjuntura estadual, Guimarães ponderou com os gestores municipais a necessidade de manter o apoio ao governador Camilo Santana (PT). “Será um ano muito difícil, principalmente por causa da crise hídrica e a prioridade é esta, combater a sede em nosso Estado, por isso peço a paciência de vocês em relação as obras que estão sendo executadas no Estado”, comentou.

Sobre a atual conjuntura nacional, Guimarães convocou os gestores e apoiadores do mandato a continuar defendendo o governo da presidenta Dilma Rousseff. “Nunca se apurou tanto como no nosso governo, por isso não devemos ficar intimidados com as acusações. Queremos apurar tudo”, declarou. Para o deputado a ordem agora é: “Bateu, levou”.

O líder do governo também falou sobre a questão da Petrobrás. Segundo ele, houve um “erro grave” da diretoria anterior em suspender o projeto da Refinaria Premium II no Ceará sem comunicar ao Governo do Estado ou mesmo à presidenta Dilma Rousseff. “Temos de deixar claro que a oposição ficou anos no poder e sequer discutiu esse assunto, mas no nosso governo discutimos e vamos continuar articulando para a criação da refinaria no Ceará e no Maranhão, já que os projetos são extremamente estratégicos para o desenvolvimento do pré-sal”.

Fórum de prefeitos

Como forma de facilitar a interlocução com o mandato, foi criado um Fórum de Prefeitos. A intenção é que a coordenação do Fórum reúna-se periodicamente para saber como está o andamento das demandas apresentadas, bem como apresentar novas reivindicações. Fazem parte da coordenação: Fabiano Lobo (Santa Quitéria), José Marcondes (Tabuleiro do Norte), Celso Crisóstomo (Canindé), Zé Leite (Barbalha), Raimundo Nonato (Carnaúbal), Marcos Paixão (Pacajus) e Ana Teresa de Carvalho (Jaguaruana).

Participaram também da reunião o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o secretário adjunto da chefia de gabinete do Governo do Estado, Fernando Santana, o deputado estadual, Moisés Braz, o presidente do Partido dos Trabalhadores do Ceará, Francisco de Assis Diniz, e outros apoiadores do mandato.