11/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Líder do governo buscará acordo em torno de MPs que corrigem distorções

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), anunciou nesta terça-feira que o governo planeja para depois do Carnaval abrir um amplo espaço de negociação com o Parlamento e com trabalhadores para tratar das medidas provisórias (MP 664/14 e MP 665/14) que ajustam alguns benefícios previdenciários concedidos a trabalhadores no País. Já está marcada para o dia 24 deste mês uma reunião entre os líderes da base e os ministros das áreas envolvidas no ajuste, com o objetivo de aprimorar as MPs.

Guimarães afirmou ainda que as medidas provisórias fazem parte de um ajuste necessário para "a preservação de tudo aquilo que é considerado importante para o futuro". Para o líder, é fundamental "fazer o diálogo, acolher emendas, conversar com o movimento sindical, debater com as centrais e com a base aliada na Casa".

As duas propostas receberam um total de 741 emendas de deputados e senadores até a noite de segunda-feira (9). O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT/AC), avaliou que, por causa do número elevado de emendas apresentadas, é impossível que o texto seja aprovado em sua origem. Diante disso, segundo Sibá, o trabalho será fazer mudanças a partir de acordos, "separando as medidas da disputa política".

O petista também afirmou que o espírito de todo o debate reside na necessidade do ajuste e pontuou a existência de verdadeiras "aberrações" na concessão de alguns benefícios. "Algumas reportagens da imprensa já mostraram inclusive fraudes na concessão do seguro defeso, além da verdadeira simbiose entre pedidos de seguros desempregos e acordos com contratantes", detalhou.

(com informações do PT na Câmara)