03/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães assume a liderança do governo da Câmara dos Deputados

“O maior desafio da minha vida pública”, foi desta maneira que o deputado José Guimarães (PT-CE) definiu o desafio que assumiu nesta terça-feira (3/2): a liderança do governo federal na Câmara Federal. Guimarães apontou como meta a recomposição do diálogo com todos os partidos da base aliada do governo. Além disso, ele irá conversar também com os partidos de oposição, “já que esse papel foi referendado nas urnas”.

Sobre o atual momento da Câmara, Guimarães disse que a disputa para a Mesa Diretora já se encerrou e há uma pauta e uma agenda a serem construídas.
“Recebo a missão com absoluta humildade. Será uma honra servir ao meu país, ao governo da presidente Dilma e ao Parlamento brasileiro”, afirmou o novo líder do governo.

Guimarães recebeu o convite para exercer a função por meio do ministro das Relações Institucionais Pepe Vargas ontem à noite. Ele substitui o deputado Henrique Fontana (PT-RS) que o saudou no Plenário da Câmara ao se despedir da função.

Desafios

“Este é um ano de grandes embates e desafios e aceitei o convite com humildade, determinação e coragem para dialogar e reconstruir todas as pontes”, comentou Guimarães durante entrevista coletiva.

Ele já pensa na articulação para a aprovação das medidas necessárias para o ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma. “Este ajuste é fundamental para a retomada do crescimento da economia brasileira e será gradual e seguro”, pontuou. “Como a própria presidenta tem assegurado, reiteradas vezes, serão preservados todos os direitos conquistados nos últimos anos.”

O novo líder ainda acrescentou que a sua marca é o trabalho. ““A minha vida púbica sempre foi pautada em cima de desafios, sempre com fortes emoções e em momentos desafiadores”, pontuou.

Perfil

Vice-presidente nacional do PT e primeiro cearense a exercer a liderança do PT na Câmara Federal, entre 2012 e 2013, José Guimarães foi um dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O deputado e advogado Guimarães já foi também coordenador da bancada do Nordeste, em 2012, e atuou como vice-líder do Governo Dilma Rousseff na Câmara, em 2011.

No seu primeiro mandato como deputado federal, entre 2007 e 2010, foi vice-líder da bancada do PT e, também nesta época, coordenou a Bancada do PT nas comissões de Finanças e Tributação da Câmara e Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Foi do deputado Guimarães a relatoria de projetos importantes na Câmara, como a Medida Provisória 527/11, que criou o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Ele também teve papel decisivo na aprovação da Política de Valorização do Salário Mínimo.

(com informações do site PT na Câmara)