02/02/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Dilma pede apoio do Congresso para continuidade de avanços sociais

A presidente Dilma Rousseff quer o apoio do Congresso Nacional para promover um novo ciclo de avanços para os brasileiros. Em mensagem presidencial entregue aos parlamentares, por razão da abertura dos trabalhos da 55ª Legislatura, Dilma apresenta uma autocrítica dos primeiros quatro anos de governo e traça um balanço das conquistas e dos desafios do País nos próximos quatro anos.

O texto foi entregue pessoalmente pelo ministro da Casa Civil Aloísio Mercadante e lido pelo primeiro secretário da Câmara, o deputado Beto Mansur (PRB). Para a presidente, a prioridade para o segundo mandato será o controle da inflação dentro da política de gestão macroeconômica, com ajustes para retomar o crescimento, continuar gerando emprego e renda e garantir os avanços sociais conquistados nos últimos anos.

“Os ajustes que estamos fazendo são necessárias para manter o rumo e ampliar oportunidades, preservando as prioridades sociais e econômicas do nosso governo. As mudanças que o País espera para os próximos quatro anos dependem muito da estabilidade e da credibilidade na economia. Precisamos garantir a solidez nos nossos indicadores econômicos”, frisou a presidenta.

Na opinião do deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do partido, a presidente Dilma acerta ao redefinir os rumos do novo governo. Os ajustes na política, na opinião dele, são essenciais diante da recuperação econômica norte-americana e da queda na cotação das commodities, em especial com a desvalorização na cota do minério de ferro, do petróleo e dos produtos agropecuários.

Cabe ao Congresso Nacional, na opinião do parlamentar, “estar em sensível e em sintonia com as necessidades econômicas e sociais do País”. Uma quebra de braço entre os 513 deputados e 81 senadores e o Poder Executivo, portanto, não favorece o povo brasileiro e só fortalece a tese da oposição “de quanto pior, melhor”. “Não podemos deixar que o Congresso embarque no viés da oposição”, afirma o parlamentar.

Balanço

Entre as conquistas do primeiro governo, Dilma destacou o número recorde de geração de emprego e renda, 5,28 milhões de novos postos de trabalho, entre 2011 e 2014, e as mais baixas taxas de juros da história do Brasil. No mesmo período, o acréscimo da renda dos brasileiros foi de 72% acima da inflação, percentagem garantida a partir da política de valorização do salário mínimo, aprovada pelo Congresso Nacional em 2011.

A Educação, que recebe atenção especial do governo nos próximos quatro anos, também apresentou avanços. Durante o período em que ocupou a Presidência da República, Dilma construiu 6.452 creches e pré-escolas em todo o Brasil e 61 mil escolas de tempo integral para crianças e adolescentes.

“O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) cumpriu, com antecedência, sua meta. Beneficiamos 8,1 milhões de brasileiros com cursos técnicos e de qualificação profissional, oferecidos por escolas técnicas federais e estaduais e, principalmente, pelas escolas do Sistema S”, citou.