19/01/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Eleição para Presidência da Câmara chega à reta final

A Câmara dos Deputados elege em menos de quinze dias o próximo Presidente da Casa.  Com os outros dois concorrentes, Júlio Delgado (PSB-PE) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disputando o cargo percorrendo os estados brasileiros, a candidatura petista de Arlindo Chinaglia (SP) constrói propostas da candidatura de forma participativa, intensifica o corpo-a-corpo da campanha com parlamentares e lideranças partidárias e promove a postulação através das redes sociais.

Em sua plataforma de campanha, Chinaglia vem defendendo a construção de uma pauta nacional no Legislativo e a independência entre os três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário. As propostas do petista incluem ainda o reajuste das verbas de gabinete dos parlamentares, a construção do Anexo V da Câmara e otimização do diálogo com a sociedade.

“A Câmara Federal não é só para votar alterações ou novas leis e nós temos que acompanhar. Então, o que eu quero é que a Casa, além de fazer votações de leis, crie grupos para continuar acompanhando esses temas, por exemplo, a Lei Maria da Penha e o quanto que ela diminuiu a violência ou o quanto que ela diminuiu os assassinatos?”, apontou.

Chinaglia é o único postulante à Presidente da Câmara a já ter ocupado todos os cargos da Mesa Diretora. Além de já ter pautado as reformas Política e Tributária, no período em que ocupou a Presidência da Casa (2006-2008), o petista de São Paulo tornou-se conhecido pelo trato respeitoso com a oposição.

Dos 513 deputados que vão atuar nos próximos quatro anos na Câmara, 198 têm sua primeira legislatura. A eles, somam-se outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento e retornam ao Congresso, em um total de 4,3% de renovação para a 55ª legislatura, de 2015 a 2018.

A eleição para a Presidência da Câmara e para os demais cargos da Mesa Diretora ocorrerá no dia 1º de fevereiro, a partir das 18 horas.

A posse dos deputados será realizada no mesmo dia, às 10 horas. Até às 17 horas do dia da eleição poderá haver lançamento de candidaturas. A abertura dos trabalhos legislativos está marcada para o dia 2 de fevereiro, às 15 horas.

AGENDA

A agenda de campanha de Chinaglia inclui um jantar com parlamentares do Paraná no restaurante Lellis Tratoria hoje à noite (19).

Na semana passada, Chinaglia visitou os estados do Espirito Santo e Rio de Janeiro (12/1), Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte (13/1), Paraíba, Sergipe e Bahia (14/1) e Pernambuco, Alagoas e Maranhão (15/1).

ENTENDA A NOTÍCIA

O que está em jogo com a eleição para Mesa Diretora da Câmara são medidas que só o presidente da Câmara poderá tomar no próximo biênio.

Sendo o terceiro na linha sucessória, é prerrogativa do presidente da Casa: apontar a agenda legislativa, criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), indicar presidentes e relatores das comissões da Casa e admitir, ou não, o impeachment de quem ocupar a Presidência da República.