20/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Valorização do salário mínimo: legado de Lula, compromisso de Dilma

Dentre as várias conquistas obtidas nos quase 12 anos de governo federal petista para a classe trabalhadora, destaca-se a implantação da política de valorização do salário mínimo, fator decisivo para que mais de 40 milhões de famílias alcançassem o patamar de classe média e milhares de brasileiros saíssem da miséria, 20 anos após a instalação do plano real.

Durante o período em que foi líder do PT na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) foi um dos responsáveis por aprovar o plano de valorização salarial, que indexa a variação do IPCA e o crescimento do PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país dos últimos dois anos, ao crescimento do valor mínimo que deve ser pago a um empregado.

“Muitos apostaram contra a política de valorização do salário mínimo, que é um grande avanço para o Brasil, mas com a sensibilidade das lideranças sindicais, aliado ao nosso compromisso com povo trabalhador brasileiro, conseguimos aprovar este mecanismo eficiente e modernizador que permite ganho real aos brasileiros”, afirmou o parlamentar.

Compromisso com o trabalhador

A manutenção das políticas trabalhistas, como a valorização salarial, continua sendo uma das prioridades da presidente Dilma Rousseff. “Eu não fui eleita nem serei reeleita para reduzir salário de trabalhador nem pra colocar nosso país de joelhos diante de quem quer que seja”.

A partir do próximo ano o salário mínimo deve ser reajustado em 7,71% e atingir R$ 779,79. Atualmente o valor é de R$ 724.