14/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães garante oito novos IFCEs para o Ceará

Atualmente o Instituto Federal do Ceará (IFCE) possui 23 unidades efetivamente implantadas. Os campi estão espalhados por todas as regiões do estado, garantindo educação técnica de qualidade para mais de 24 mil jovens e adultos.

Tendo em vista a importância dos institutos profissionalizantes para o Ceará, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) é responsável por trazer oito novas unidades para o Estado. Em diferentes estágios de implantação, os novos campi do IFCE funcionarão nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape, Paracuru, Santa Quitéria e Jaguaruana.

Para o secretário de educação de Jaguaruana, Afraudísio Soares, o IFCE vai trazer um conforto maior para as famílias do vale jaguaribano. “Com a implantação do novo campus, as pessoas não precisarão mais se deslocar cerca de 100 km para ter acesso à educação em outra cidade”, afirmou.

Afraudísio ainda destacou o apoio do deputado para implementação do campus Jaguaruana: “Guimarães articulou e mediou a discussão no plenário e garantiu que o nosso sonho virasse realidade”.

Gestão do PT

Nos quase 12 anos de governo petista na Presidência da República, o número de escolas técnicas no Brasil triplicou. Passou de 140 para 422 unidades.

No Ceará, antes dos mandatos de Lula e Dilma, existia apenas uma unidade do IFCE, o antigo Cefet-Ce. Atualmente esse número aumentou significativamente e os novos campi estão distribuídos por todo o Estado.

A expansão do ensino técnico no território cearense é um dos compromissos do governo Dilma e leva em consideração a própria natureza dos institutos federais, no que diz respeito à descentralização da oferta de qualificação profissional.