15/07/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Brasil e Rússia assinam acordos de cooperação científica e tecnológica

Durante visita oficial ao Brasil do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (14), foram assinados diversos atos que visam ampliar o intercâmbio entre os países. Entre as áreas beneficiadas estão defesa, comércio exterior, energia, ciência e tecnologia e saúde.

Na área da saúde, o diretor do Instituto Butantan, Marcelo de Franco, e o diretor da Universidade de Pesquisa Científica de São Petersburgo de Vacinas e Soros junto à Agência Federal de Medicina e Biologia da Rússia, Victor Pavlovitch Trukhin, assinaram acordo de cooperação científica e tecnológica para produção de vacinas contra doenças como difteria, tétano, coqueluche e meningite.
De acordo com o diretor do Butantan, a ideia é ter uma aproximação para troca de experiências com o instituto russo, especializado em soros e vacinas.

“Eles têm uma série de tecnologias que nós temos interesse, e vice-versa. A ideia é aproximar os nossos grupos, com as nossas expertises, para interagir mais estreitamente”, disse.

Georreferenciamento
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul (RS), Paulo Afonso Burmann, e o diretor-geral da Companhia de Pesquisa e Produção “Sistemas e Instrumentos de Precisão”, Yuri Arsentievitch Roi, assinaram memorando de entendimento para estabelecimento, na UFSM, de estação do Sistema Glonass – espécie de tecnologia de georreferenciamento.

O documento prevê instalação de estação de calibração dos sistemas de navegação por satélite de tecnologia russa, o Glonass, que permitirá melhor definição de imagem do sistema russo no hemisfério ocidental. Haverá também a troca de informações técnicas e científicas obtidas durante o uso da estação.

Outro memorando semelhante foi assinado pelo diretor-presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Frederico Cavalcanti, com Yuri Arsentievitch, para que seja construída outra estação do sistema Glonnas no estado.

Outros acordos
O ministro da Defesa, Celso Amorim e o diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Aleksander Vasilievitch Fomin, assinaram declaração do serviço federal de cooperação técnico-militar da Federação da Rússia e do Ministério da Defesa do Brasil.

Na declaração firmada, consta o desenvolvimento da cooperação bilateral na área de defesa antiaérea. Também foi saudado o convite feito as Forças Armadas do Brasil para participar dos exercícios das Forças armadas da Rússia.

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e o vice-ministro do Desenvolvimento econômico da Rússia, Aleksey Evguenievitch Likhaatchev, assinaram Plano de Ação da Cooperação Econômica Comercial Brasil-Rússia. O plano propõe iniciativas nas áreas de comércio e investimentos, com objetivo de elevar o patamar comercial bilateral a US$ 10 bilhões.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Pacheco Guaranys, e o vice-ministro dos Transportes da Rússia, Valéry Mikhailovitch, assinaram termo de compromisso para continuação das negociações referentes à celebração de serviços aéreos entre Brasil e Rússia.

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, e o diretor do serviço alfandegário federal da Rússia, Andrey Yurievitch, assinaram memorando sobre a troca bilateral de dados estatísticos. O documento prevê intercâmbio de informações sobre as metodologias de estatísticas dos dois países para o comercio exterior.

Na área de energia, o diretor de Gás e Energia da Petrobras, José Alcides Santoro, o presidente da Rosneft, Igor Sechin, e o presidente da HRT, Milton Romeu Franke, assinaram protocolo de intenções para o estudo de opções de monetização de gás no âmbito do Projeto Solimões.