30/06/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Convenção oficializa Camilo Santana candidato a governador

A candidatura do petista Camilo Santana ao Governo do Estado foi oficializada na manhã de ontem (29) durante convenção coletiva com o PROS e partidos aliados. No ginásio da Faculdade Ari de Sá, o deputado estadual foi apresentado ao público que lotou as galerias e o entorno do estádio na expectativa de conhecer quem seria o candidato que uniria o PT e o Pros no mesmo palanque e qual seria a composição da chapa que terá a presença do governador Cid Gomes.

Além do atual governador do Estado e do candidato da base aliada, somente o ex-ministro Ciro Gomes, o deputado José Guimarães e o prefeito Roberto Cláudio discursaram durante a convenção. O vice-presidente nacional do PT abriu mão de disputar a vaga de senador para colaborar com a reeleição da presidente Dilma Rousseff e com a continuidade do projeto político estadual. Além de PT e Pros, o palanque deve unir PDT, PSD, PC do B, PTB, PT do B, PRB PHS, PV, PMN, PPL, PTN, PP, PTC, PSL, PRTB, PRP, PRTB, PSDC, PTN e PEN.

Com a candidatura de Camilo, o PT terá o primeiro postulante ao Governo do Ceará desde 2002, quando o atual deputado federal José Airton Cirilo perdeu as eleições por apenas 3.047 votos. A decisão também pode ter colocado o Partido dos Trabalhadores no centro da próxima gestão estadual. Segundo argumentou Guimarães, durante a reunião da Executiva Estadual do PT Ceará, na noite anterior à convenção, a candidatura petista abrirá espaço para uma presença de Lula e Dilma na sucessão estadual.

“Esse é um momento histórico para o PT e para os partidos aliados que construíram esta aliança que teve início em 2006. Nós, do PT, estamos oferecendo às famílias cearenses um dos melhores nomes nessa disputa por sugestão da presidente Dilma e do governador Cid Gomes. Essa alternativa [a candidatura de Camilo] é uma alternativa segura e legítima e podemos dizer com ela que vamos ganhar esta eleição porque estamos oferecendo a melhor proposta para o Ceará”, discursou Guimarães.

Comparando a eleição ao jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, no dia anterior, Cid disse que não gostaria de falar mal dos adversários e descreveu a disputa por votos como “um jogo nervoso “em que os adversários não jogam na bola, eles jogam na canela, jogam da cintura para baixo”. “Essa campanha vai er dura e movimentada pelo lado de lá, pela semente do ódio. É esse fator que une cabra, jumento e ovelha do lado de lá”, disse se referindo à chapa que reúne apoiadores de Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo (PSC).

“Queremos corrigir erros, aumentar acertos e ampliar vitórias. A luta não será fácil”, disse o secretário de Saúde Ciro Gomes. “Esse projeto é carregado por um conjunto de valores. No poder cearense, nem se rouba, nem se deixa roubar”.

Também participaram da convenção estadual o senador Inácio Arruda (PC do B), os deputados federais José Airton Cirilo (PT), Domingos Neto (Pros), Antonio Balhmann (Pros), Ariosto Holanda (Pros), Arnon Bezerra (PTB), os deputados estaduais Dedé Teixeira (PT) e Rachel Marques (PT), José Sarto (Pros), Mauro Filho (Pros), Mirian Sobreira (Pros), Sérgio Aguiar (Pros), Sineval Roque (Pros) Neto Nunes (Pros) os vereadores Acrísio Sena (PT), Deodato Ramalho (PT) e Guilherme Sampaio (PT). Além destes, os prefeitos Roberto Cláudio (Pros) e Fabiano Almeida (PMDB), Cirilo Pimenta (PSD) e o ex-prefeito Jeová Mota.

A DECISÃO

A decisão de lançar um petista ocorreu quase 24h antes do início da convenção partidária. Segundo o deputado federal José Guimarães, o ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, entrou em contato com ele para discutir a sucessão estadual na noite do sábado e orientou-o a desistir da postulação ao cargo de senador na chapa majoritária no intuito de ajudar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Quase às 1h da manhã do sábado, o secretário Ciro Gomes entrou em contato com o vice-presidente nacional do PT por telefone e convidou-o a ir ao Palácio de Iracema, onde a cúpula do Pros estava reunida. Na sede poder estadual, Cid Gomes abriu mão de indicar o candidato a governador na chapa majoritária entregando ao Partido dos Trabalhadores a cabeça de chapa. Em contrapartida, o Pros indicaria o candidato para vaga de senador.

No dia seguinte, Camilo foi convidado a representar a aliança entre PT e Pros e participou de uma reunião com os aliados no Palácio de Iracema. A foto oficial da campanha saiu às pressas na noite de sábado, no mesmo instante em que a Executiva Estadual do PT Ceará se reunia para oficializá-lo candidato.