26/06/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Com menos de 4 anos, Dilma bate 8 anos de FHC na geração de empregos

A criação de 5.052.710 empregos formais em menos de quatro anos são resultado da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff. A opinião é do deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães (CE), que comentou o dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, para o portal do PT na Câmara.

O resultado da petista é superior aos oito anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em dois mandatos, FHC criou 5.016.672 empregos formais, resultado inferior ao conquistado pela presidente que tenta a reeleição neste ano. Nos oito anos em que esteve à frente da Presidência da República, Lula, foi responsável pela criação de mais de 14.725.039 milhões de empregos, o triplo alcançado pelo governo tucano.

“Enquanto nos oito anos do governo PSDB-DEM os brasileiros foram submetidos a uma sistemática política de arrocho salarial e desemprego, a partir de Lula e com a continuidade do governo Dilma a realidade mudou”, acredita o líder do PT na Câmara, deputado federal Vincentinho (PT-SP).

Segundo Guimarães, os investimentos estruturantes, como o PAC, e o avanço nos programas sociais são as principais ferramentas do governo petista para alavancar o crescimento do País. “Essa é a marca que circula pelo mundo e que faz do Brasil o porro seguro no desenvolvimento e na atração de investidores nacionais e internacionais”, disse.

Ainda segundo os dados do Caged, órgão responsável por contabilizar os empregos gerados mensalmente, no período entre janeiro de 2011 a maio de 2014 houve um crescimento de 11,47%. O que representa uma média mensal de criação de 123.237 postos de trabalho com carteira assinada.

Os principais destaques do período, de acordo com o Ministério do Trabalho, são a expansão dos setores de Serviços (2.554.078 postos de trabalho), Comércio (1.140.983 postos), Construção Civil (580.023 postos) e Indústria de Transformação (510.544 postos).

“Nós atingimos cinco milhões de empregos no atual governo e vamos continuar gerando novos postos de trabalho. Mantivemos uma óima m´dia mensal de 123 mil empregos. Mesmo com a falta de emprego no mundo, o Brasil continua sua trajetória positiva de postos de trabalho”, comentou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

PESQUISA MENSAL

No mês de maio foram gerados 58.836 empregos formais, um crescimento de 0,14% em relação ao mês anterior. O aumento mantêm a trajetória de expansão, om umtotal de 1.849.591 admissões eu esligamento de 1.790.755.