21/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães recebe o Título de Cidadão de Fortaleza na segunda-feira (24)

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) será  agraciado com o Título de Cidadão de Fortaleza na próxima segunda-feira (24). O título será entregue pelo autor da proposta, o vereador Joaquim Rocha (PV), em Sessão Solene a ser realizada na Câmara Municipal às 19h30.

“Sou muito grato a esta cidade que tanto amo e que tão bem me acolheu, aos 17 anos, quando vim para cá fugir da seca”, disse Guimarães, que é natural de Quixeramobim, sertão do Ceará.

A entrega do título leva em consideração a relevante contribuição do parlamentar com os governos Lula e Dilma e o papel de destaque nacional que o vice-presidente nacional do PT alcançou na última década. Em 2013, o ex-morador da Casa do Estudante ocupou a liderança do PT na Câmara Federal.

Guimarães nasceu no distrito do Encantado, em Quixeramobim, no Sertão Central cearense, e veio morar em Fortaleza para estudar Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1985, ele exerceu o cargo de Secretário Geral do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da Faculdade de Direito da UFC e foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Maria Luiza Fontenelle a prefeita da Fortaleza.

Na administração petista da capital do Ceará, exerceu o cargo de chefe de gabinete da prefeita e no ano de 1987 saiu da chefia do gabinete para ocupar o cargo de presidente do IPM (Instituto de Previdência do Município), de Fortaleza. No ano de 1988 concluiu o curso de Direito. Durante todo este período militou no movimento sindical dos bancários e em defesa dos direitos humanos.