04/11/2013
Compartilhe esta postagem:
Partido dos Trabalhadores realiza eleição interna no próximo domingo (10)
O Partido dos Trabalhadores realiza eleição interna para os cargos de presidente nacional, estaduais, municipais e zonais no próximo domingo (10). O Processo de Eleição Direta deste ano (PED 2013) deve contar com a participação de 800 mil filiados aptos para votar em todo Brasil e em torno de 50 mil no Ceará.
Os filiados do Partido dos Trabalhadores realiza eleição direta desde 2001. A iniciativa coloca o partido na vanguarda das transformações da política brasileira. "O PT é o único partido que protagoniza e mobiliza todos seus militantes para eleger todos os seus dirigentes. Isto representa um feito enorme, para o Brasil, e tambémpara o Mundo, onde a enorme maioria dos partidos políticos é comandado por uma cúpula que não discute com a base partidária", comenta o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).
Neste ano, a grande novidade é a paridade entre homens e mulheres na composição das chapas que irão compor os próximos diretórios nacional, estaduais, municipais e zonais. Além disso, o PT dá o exemplo e inova com um novo ciclo de renovação partidária, incluindo aí as cotas de 30% da juventude e raciais. As mudanças foram aprovadas durante o 5o Congresso Extraordinário do PT.
“O PT está muitas milhas à frente dos demais partidos na questão de organização. Como sempre, queremos dar um passo adiante. É importante fazer a reflexão também sobre o que pode melhorar para além do voto direto”, avalia o deputado Ricardo Berzoinni (PT-SP).
No pleito do fim de semana, seis candidatos disputam o cargo de presidente nacional e sete chapas concorrem à direção nacional do partido. Além do atual presidente Rui Falcão, que disputa a reeleição com o apoio do líder do PT, concorrem à direção nacional Markus Sokol, Valter Pomar, Serge Goulart e os deputados federais Paulo Teixeira (SP) e Renato Simões (SP).
No Ceará, as tendências estaduais Campo Democrático, Militância Petista e Movimento PT apóiam a eleição do ex-presidente da CUT/CE, De Assis Diniz. A candidatura representa a renovação do PT estadual e propõe revitalizar o PT e levar para mais próximo do interior as atividades partidárias.
Outras propostas são regionalizar o diretório estadual, com a criação de coordenações regionais e estabelecer um relacionamento com prefeitos e vereadores petistas. "Vamos também fortalecer a comunicação do partido com a sociedade, por meio do boletim do PT e de uma forte atução nas redes sociais", completa De Assis.