28/10/2013
Compartilhe esta postagem:
Pré-sal garantirá recursos para nova etapa da expansão do E
A extração do pré-sal poderá ser um passo importante para melhorias nos setores da Educação e da Saúde no Brasil. A avaliação é do líder do PT na Câmara Federal, deputado José Guimarães (CE), que comentou o leilão do Campo de Libra no início desta semana em Tiaguá, na região da Serra da Ibiapada, Estado do Ceará. "Com o sucesso do leilão de Libra estamos transformando uma riqueza que é finita em bens imensuráveis, como é a Educação e a Saúde", comentou.
No último domingo (27), ao participar da Plenária do PT de Tianguá juntamente ao secretário do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, além de prefeitos, vereadores e empresários da região, o líder do PT garantiu um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) para região numa nova etapa de expansão do Ensino Superior com os recursos do pré-sal. Nos últimos 10 anos, o governo popular e democrático sob o comando do Partido dos Trabalhadores criou 14 novas, com 126 novas extensões dos campi.
CAMPO DE LIBRA
A expectativa do governo brasileiro é que somente com o Campo de Libra, uma das três iminentes regiões de extração do pré-sal no País, o Brasil obterá R$ 1 trilhão. "Isso alavancará enormemente o nosso crescimento e contribuirá para manter o nosso nível de emprego. Sem dúvida alguma, é a melhor notícia do ano para o Brasil”, comenta o líder.
O regime de repartição dos royalties do pré-sal envolverá União, Petrobras e empresas privadas. "85% dos lucros vão pertencer ao Estado Brasileiro e a Petrobras. O restante irá para as empresas parceiras. Isto é bem diferente de privatização", respondeu a presidente Dilma Rousseff a respeito das críticas da oposição de que o bem natural estaria sendo privatizado.