25/10/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Pesquisa Ibope mostra vitória confortável de Dilma ainda no primei

Pesquisa Ibope divulgada no final da tarde desta quinta-feira (24) mostra que a presidente Dilma Rousseff possui reais chances de se reeleger com uma expressiva votação ainda no primeiro turno. O instituto, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, aponta que em apenas um dos quatro cenários a reeleição não viria já no início de outubro de 2014. Caso os dados da pesquisa se confirmem, a presidente poderá ser a se eleger sem passar por um segundo turno desde a redemocratização.

O cenário mais favorável para a atual mandatária da Presidência da República é quando a disputa envolve ela, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Neste caso, Dilma lidera com folga de 41% das intenções de voto, 14% do eleitorado escolheria Aécio e apenas 10% Eduardo Campos. Votos brancos e nulos totalizam 16% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 11%.

Quando o nome de Marina Silva, que recentemente substituiu a Rede Sustentabilidade pelo PSB, substitui Eduardo Campos na disputa presidencial, os números pouco se alteram. Dilma continua liderando com 39% das intenções de voto e venceria no primeiro turno. Marina Silva ultrapassa Aécio Neves e atingiria 21% dos votos, contra 13%. Votos brancos e nulos totalizam 22% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

Num terceiro cenário, quando José Serra (PSDB) disputa a Presidência da República contra Dilma, mais uma vez o Partido dos Trabalhadores vence sem a necessidade de um segundo turno. A presidente chega a 40% das intenções de voto, contra 18% de Serra e os mesmos 10% de Eduardo Campos no cenário 1. Votos brancos e nulos somam 15% e os indecisos, 10%.

Por fim, Dilma Rousseff seria submetida a um segundo turno apenas quando a disputa envolveria ela, José Serra e Marina Silva. Neste caso, 39% dos entrevistados responderam que votariam na presidente, 21% em Marina e 16% em Serra. Votos brancos e nulos representam 19% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.

A pesquisa foi realizada entre 17 e 21 de outubro, portanto após o período de mudança partidária. O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Espontânea

Quando não é apresentado uma lista de candidatos aos entrevistados, a presidente é citada por 21% dos entrevistados. Na sequência, os eleitores também citam o ex-presidente Lula (PT), com 7%, Marina Silva (PSB), com 6%, Aécio Neves (PSDB), com 5%, José Serra (PSDB), com 4%, e Eduardo Campos (PSB), com 2% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções.

Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 40% e outros 13% afirmam que votariam em branco ou nulo.

Segundo turno

Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 47% das intenções de voto, contra 19% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 22% e os indecisos, 11%.
Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 42% das menções, ante 29% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 18% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 11%.

Em um segundo turno com Eduardo Campos, a presidente permanece na liderança, com 45% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano é citado por 18% dos eleitores. Votos brancos e nulos somam 24% e os indecisos, 14%.

No último cenário testado, entre Dilma e José Serra, Dilma alcança 44% das menções, contra 23% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 20% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

Governo Dilma

A administração da presidente Dilma Rousseff é considerada ótima ou boa por 38% dos brasileiros (em setembro eram 37%). Segundo a pesquisa, outros 35% a avaliam como regular e 26% a consideram ruim ou péssima. Apenas 2% não sabem ou preferem não responder. Na última pesquisa, 39% citavam a administração como regular e 22%, como ruim ou péssima.

A maneira como Dilma vem administrando o país é aprovada por 53% da população brasileira e desaprovada por 42%, enquanto 5% não sabem ou preferem não responder. Em setembro, 54% aprovavam e 40% desaprovavam. Os brasileiros que confiam na presidente somam 49% e os que não confiam, 46%.

Outros 5% não sabem ou preferem não responder. No mês anterior, 52% confiavam e 43% não confiavam.

Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'file_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'object_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'method_cache' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]