19/07/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Cinturão das Águas vai garantir abastecimento d´água

A presidente Dilma Rousseff assinou na última quinta-feira (18) a ordem de serviço dá início às obras do primeiro trecho do Cinturão das Águas do Ceará. A primeira etapa do projeto, que beneficia os municípios de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda, tem o aporte de recursos federais da ordem de R$ 1,1 bilhão, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e contrapartida de R$ 393,5 milhões do governo estadual. A assinatura da ordem de serviço aconteceu durante a inauguração das últimas duas estações metroviárias do eixo Sul do Metrofor.

O primeiro trecho do Cinturão das Águas tem previsão de conclusão em 2014 e todos os outros seis trechos da obra devem estar prontos até 2040. Segundo informações do governo estadual, o Cinturão das Águas irá garantir segurança hídrica a todo Estado do Ceará, incluindo aí o abastecimento humano, além de projetos agropecuários e industriais do interior. Quatro dos cinco lotes da obra já foram licitados.

“O Cinturão das Águas tem por objetivo envolver todo o Ceará e dar segurança hídrica para todos os moradores do estado. Dar segurança hídrica aos moradores é um dos grandes desafios que todos aqueles que se interessam e que amam o Nordeste têm a obrigação de fazer, que é a segurança hídrica. Talvez a mais importante segurança que se tenha em relação à vida. Dar acesso à água é dar condições para a vida florescer”, discursou a presidente Dilma durante a assinatura da ordem de serviço.

De acordo com informações da Secretaria de Recursos Hídricos, do Governo do Ceará, o primeiro trecho do Cinturão das Águas tem início na captação das águas do Rio São Francisco, através do Projeto de Interligação de Bacias do São Francisco, no município de Jati. As águas seguem por gravidade e atravessam os outros sete municípios num percurso de 153,6 km que termina no trajeto do rio Cariús. A vazão estimada neste percurso é de 30 m3/s .

“É importante lembrar que a água é algo que, no passado, foi utilizado como instrumento de poder, como privilégio que se distribuía quando se queria exercer influência sobre a população pobre que passava sede. Fomos nós do PT quem mudamos isso. E, agora, estamos trabalhando para garantirmos a segurança produtiva e hídrica dos agricultores e produtores rurais, com a doação de 30 mil toneladas de milho pelo governo federal, e com obras estruturantes como o Cinturão das Águas”, destaca o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), citando ações de combate aos efeitos da seca.

Os demais trechos do Cinturão são: o trecho Cariús – Jaguaribe (que beneficia os municípios de Antonina do Norte, Aiuaba, Tauá, Crateús e Independência), Jaguaribe – Poti – Acaraú (atendendo Tamboril, Varjota, Cariré, Groaíras, Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz e Acaraú), Acaraú – Curu (Catunda, Santa Quitéria, Miraíma, Amontada, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, S. Luis do Curu, Paracuru, Choró, Itapiúna, Capistrano, Ocara e Chorozinho).

O Ramal Oeste vai perenizar os rios Acaraú e Coreaú (Nova Russas, Ipu, ipueiras, Pires Ferreira, Reriutaba, Graça, Mocambo, Coreaú, Moraújo, Granja e Camocim), o Ramal Litoral (Marco, Amontada, Itapipoca, Trairi e Paraipaba) e as derivações do rio Banabuiú (Catarina, Mombaça, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Banabuiú, Morada Nova, Pedra Branca, Boa Viagem e Quixeramobim).

Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'file_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'object_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'method_cache' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]