17/06/2013
Compartilhe esta postagem:
Estado do Ceará receberá mais seis novas unidades do IFCE
O Estado do Ceará deve receber mais seis novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). A partir de agosto próximo, segundo informou o reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, irão ser iniciadas as obras nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru.
A expansão do ensino técnico no Estado é um dos compromissos da presidente Dilma Rousseff e está sendo garantido com emendas parlamentares do líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE). A meta do governo federal, segundo informa Guimarães, é criar 8 milhões de vagas nos cursos técnicos e profissionalizantes até 2014.
"Sei de perto o que significa para o filho de um agricultor receber uma escola técnica no interior do Nordeste", declara o deputado José Guimarães. Atualmente, existem 23 unidades do IFCE em todas regiões do Estado. Guimarães assumiu neste ano o compromisso de levar uma unidade básica do IFCE para Santa Quitéria.
ENTENDA A NOTÍCIA
Em agosto de 2011, o Ceará foi contemplado com mais seis novos campi do instituto federal, a serem instalados nos municípios de Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru, todos eles já em processo de implantação. Assim, o estado chegará a 29 unidades do IFCE, instituição que se pauta pela oferta de uma educação inclusiva e de qualidade, com foco no desenvolvimento social e econômico das regiões onde estão localizadas.
A ampliação da presença do IFCE no interior do Estado atende a meta do programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica e leva em consideração a própria natureza dos institutos federais, no que diz respeito à descentralização da oferta de qualificação profissional, cujos propósitos incluem o crescimento socioeconômico de cada região e a prevenção ao êxodo de jovens estudantes para a capital.