14/10/2004

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Denise Dumont recebe Título de Cidadã Cearense na Assembléia




A atriz e produtora artística Denise Dumont, filha do compositor Humberto Teixeira, autor de clássicos regionais como “Asa Branca”, “Baião de Dois” e “Kalu”, recebeu hoje (20/05), na Assembléia Legislativa, o Título de Cidadã Cearense, concedido por iniciativa do deputado José Guimarães (PT). A homenageada ouviu também a apresentação da orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, que interpretou composições do seu pai.

Durante o pronunciamento de saudação, Guimarães disse que hoje é um dia de raro brilho e felicidade para a Assembléia ao homenagear a atriz, “figura exemplar da cultura, e agora de nosso Estado”.

De acordo com o parlamentar, a homenagem tem um significado cultural e político. “Assim como Humberto Teixeira se projetou como artista emblemático de nossa identidade cearense, Denise também soube se revelar e imprimir a capacidade imaginativa que lhe foi legada em outras dimensões do labor artístico”.

O deputado petista frisou que Denise também se destacou na atividade cinematográfica no País e no exterior, se notabilizando por papéis importantes, mesmo com as dificuldades impostas pelo regime militar aos meios artísticos.

Ele lembrou que Denise é autora de um documentário sobre a vida e obra de Humberto Teixeira e disse também que ela produziu o CD “Doutor do Baião”, com 18 faixas gravadas por intérpretes nacionalmente conhecidos, como Chico Buarque, Lenine e Caetano Veloso, com músicas do compositor cearense.

“Daí porque fazemos a homenagem a figura artística de Denise Teixeira que é recheada de tantos significados, pois sabemos que homenageá-la é homenagearmos também Humberto Teixeira, matriz originária da inspiração cultural da grande atriz brasileira, e porque não dizer cearense e nordestina”, afirmou.

De acordo com Guimarães, a concessão do título é um ato de justiça, que refaz pontes com a história e também contribui para a identidade cultural cearense. “É o encontro do cearense com o melhor de si mesmo e de seus espírito vivo, poético e inconformista com as injustiças do mundo”.

Ao agradecer a homenagem, Denise Dumont lembrou que o pai dela deixou a terra natal como milhares de nordestinos e partiu para o Rio de Janeiro, porém nunca deixou que o Ceará saísse de seu coração. Isso ficou demonstrado em toda a sua obra, como pode ser observado nas músicas “Asa Branca”, “Juazeiro”, “Baião de Dois”, “Qui nem Jiló”, “Assum Preto”, entre tantas.

Denise afirmou ainda que o resgate e a preservação da memória de um povo são os alicerces fundamentais na formação intelectual das novas gerações. “São iniciativas como esta que nos fortalece para seguirmos em frente, continuar a história, sobretudo no momento em que estamos tentando viabilizar um documentário sobre a trajetória de meu pai”.

O ex-senador Esmerino Arruda, ao saudar Denise, recordou que foi ele quem convidou Humberto Teixeira para a vida política, tendo inclusive se licenciado várias vezes do mandato de deputado federal para possibilitar que o suplente Teixeira assumisse a cadeira titular. Ele lembrou que o compositor instituiu o direito autoral no Brasil, através de lei, e levou a música popular brasileira ao exterior, por iniciativa própria.

A nova cidadã cearense também foi saudada pelos deputados Gony Arruda (PSDB), Heitor Férrer (PDT), Adahil Barreto (PSDB), Marcos Tavares (PP), Francisco Caminha (PHS) e Chico Lopes (PCdoB). Todos consideraram a iniciativa das mais justas que engrandece o Poder Legislativo cearense.

Fonte: Comunicação da ALEC