27/02/2013
Compartilhe esta postagem:
Líderes partidários voltam a discutir criação de com
Os líderes partidários da Câmara dos Deputados voltam a discutir a criação de comissões nesta quarta-feira (27). A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), na noite de ontem (26), durante sessão extraordinária, e acontece a partir das 10h. O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), confirmou presença no encontro.
A distribuição dos parlamentares nas comissões havia sido definida ainda na semana passada, após acordo entre líderes sobre o projeto que desmembrou a Comissão de Educação e Cultura em dois colegiados (PRC 166/13). No entanto, o líderança do DEM voltou atrás e anunciou, que quer criar mais uma comissão, exclusiva para a Saúde, pelo desmembramento da Comissão de Seguridade Social e Família.
O critério de distribuição de parlamentares nas comissões foi de manter a proporcionalidade partidária, segundo informa Guimarães. Como o PT é a maior bancada no Congresso Nacional, deve continuar à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, considerado o colegiado mais importante da Casa e tem o direito de presidir outras três comissões permanentes.
“Todas as comissões têm sua importância e a nossa escolha acompanha a conjuntura do momento”, explica o líder do PT. Guimarães irá presidir a comissão mista dos Portos, que emite parecer sobre a Medida Provisória 595. A MP é avaliada como a mais importante das 25 em tramitação no Congresso Nacional.