30/10/2012
Compartilhe esta postagem:
Eleições 2012: PT mantém crescimento sólido, destaca
Concluído o processo eleitoral, as urnas revelaram, mais uma vez, a confiança do povo brasileiro no Partido dos Trabalhadores e no modo petista de governar. Foi este o tom do discurso do deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo Dilma na Câmara, que parabenizou os candidatos e lideranças petistas pelos mais de 17 milhões que o partido recebeu em 2012. A partir do próximo ano, segundo informou, o “partido do Lula” passa a governar 37 milhões de pessoas em 635 municípios brasileiros.
No comando destas cidades, incluindo 28 municípios cearenses, os gestores petistas vão administrar R$ 77 bilhões, ou 22,7% da soma dos orçamentos das 5.568 prefeituras brasileiras. Desse valor, segundo o parlamentar que é vice-presidente nacional do PT, 41,6% referem-se à cidade de São Paulo, a maior do Brasil, “que consagrou a jovem e promissora liderança de Fernando Haddad”.
Sobre a campanha em Fortaleza, José Guimarães lembrou da participação dele no primeiro e segundo turno da campanha petista e parabenizou a direção estadual pela unidade partidária em torno do nome de Elmano de Freitas. Para ele, a militância está de “parabéns”, ao cumprir o dever dela em ocupar as ruas, “mesmo contra um grande arco de alianças e sob a forte presença do poder econômico”.
Entre os grandes partidos, apenas o PT e o PSB cresceram em relação a 2008. Na comparação das duas eleições, o PT cresceu 14% e elegeu 77 prefeitos a mais que em 2012; e o PSB a mais 132, contra os 310 prefeitos de 2008. O DEM perdeu 217 prefeituras e o PMDB, que a partir de 2013 administra 1.024 cidades brasileiras, encolheu em 180 municípios. “O PT se manteve crescimento sólido nas disputas por administrações municipais e conquistou resultados expressivos em 2012”, disse.
“Além das quatro capitais conquistadas, incluindo João Pessoa, Rio Branco e Goiânia, o PT aumentou sua capilaridade, elegendo mais prefeitos e prefeitas nos pequenos e médio municípios. A partir do próximo ano, o PT vai governar três cidades com mais de 800 mil eleitores; 13 cidades com mais de 200 mil; 36 cidades de 75 mil a 200 mil eleitores; 189 cidades com eleitorado entre 15 mil e 75 mil; e 393 cidades com menos de 15 mil eleitores”, completa.
No caso cearense, o PT estadual ampliou o número de prefeituras de 15 para 28, o que representa um crescimento de 93%. Esse é o maior crescimento percentual em todo Brasil, com exceção dos estados que passaram de uma para duas prefeituras, como é o caso de Alagoas e Roraima.
Câmaras Municipais
O crescimento do PT nas eleições municipais está representado também nas câmaras municipais. O número de vereadores e vereadoras eleitos aumentou 25%, passando de 4.164 para 5.191 representantes nos legislativos municipais.
O bom desempenho do PT nas eleições proporcionais também não foi acompanhado pelos grandes partidos. Apenas PSB e PDT aumentaram as bancadas municipais. “O PT governa para as pessoas, em especial para aquelas que mais precisam da intervenção do poder público. Essa visão humanizada vem garantindo muitas conquistas aos brasileiros, além de reconhecimento internacional, sem abrir mão da estabilidade e desenvolvimento econômico”, finaliza.