08/04/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Encontro de prefeitos, prefeitas e vices do PT acontece nesta segunda

A Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores e a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT (Snai) realizam nesta segunda-feira (8), às 14h, em Brasília, o 2º Encontro Nacional dos Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT.

O objetivo do evento é ouvir os gestores municipais e vices com intuito de fortalecer a articulação e a defesa de uma pauta municipalista. O encontro contará com a participação da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), do secretário nacional de assuntos institucionais, José Guimarães (CE), além de deputados e senadores.

Na pauta, entre outros temas, serão debatidos o desmonte do Estado e das políticas públicas por parte do governo Bolsonaro, o impacto da Reforma da Previdência nos municípios e o fortalecimento da campanha Lula Livre.

Segundo o deputado José Guimarães, o PT realizou em março encontros de prefeitos, prefeitas e vices em diferentes regiões do Brasil em busca de uma unidade política para 2020. “É o trabalho de rearticulação dos nossos prefeitos. É o trabalho de rearticulação da nossa ação institucional junto às prefeituras”, explica Guimarães, que é secretário nacional da Snai e deputado.

O deputado Guimarães ainda observa que “o momento exige muita unidade de ação nossa [PT], pois os municípios passam por uma crise fiscal e financeira sem precedentes e é preciso que os prefeitos compreendam que nós temos que mobilizá-los em torno de quatro pontos centrais da pauta municipalista”. E elenca três pontos de extrema importância neste cenário.

A votação da cessão onerosa, uma vez que a aprovação deste projeto significa receita extra para os municípios, a exigência da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) da redistribuição dos royalties do petróleo e “entrar de sola na discussão de uma verdadeira Reforma Tributária, caso contrário os municípios irão à falência”, avalia Guimarães.

Fonte: PT na Câmara