29/06/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães defende fortalecimento da agricultura familiar em Barbalha

"Responsável por colocar a maior parte dos alimentos na mesa dos brasileiros, a agricultura familiar recebeu a atenção que merece nos governos do PT e no Ceará com a criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A partir daí, os agricultores foram organizados, receberam incentivos, capacitação técnica e o setor passou a se desenvolver muito mais", a declaração é do deputado federal José Guimarães que foi um dos expositores do seminário “Cenários para o Fortalecimento da Agricultura Familiar”, realizado em Barbalha, nesta quinta-feira. O evento foi promovido pelo Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará, com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto Agropolos, e realizado na Fábrica Escola de Processamento de Cana-de-Açúcar do Cariri.

O seminário debateu o cenário e as perspectivas para agricultura familiar, e teve como objetivo discutir medidas para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. A importância dessa iniciativa se faz necessária nos dias atuais no tocante a autossubsistência, a geração de emprego e renda para as famílias rurais.

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE de 2006, são os agricultores familiares que produzem 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. As pequenas propriedades são responsáveis por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e, ainda, 21% do trigo. Já as grandes propriedades rurais são voltadas para produção de commodities, grãos, com alvo para exportação, e alguma coisa que abastece a indústria.

Dentre as atividades programadas para o Ciclo de Seminários destacam-se palestras com temáticas importantes para o setor, como “políticas públicas para agricultura familiar”; “agricultura familiar no resgate da agroindústria canavieira”; “empreendedorismo na agricultura familiar”; e “alternativas ao uso de agrotóxicos na agricultura familiar”. Durante o evento também será assinado o Termo de Cooperação Técnica para pesquisa de cultivo de cana agroecológica entre a Embrapa e o Instituto Agropolos.