11/06/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães destaca liderança de Lula em pesquisa Datafolha

O Instituto Datafolha divulgou neste domingo (10) mais uma pesquisa em que a liderança de Lula segue isolada na disputa das eleições de outubro. Com 30%, Lula registra a preferência do eleitorado mesmo frente à perseguição que culminou em sua prisão política há dois meses.

O deputado e líder da Oposição, José Lula Guimarães (PT-CE), comentou a pesquisa: “Após mais de 2 meses privado de sua liberdade a nova pesquisa do Datafolha indica que Lula é imbatível. Tenho a convicção que as chances de Lula ou quem ele indicar, ganhar as eleições são enormes. Segundo a pesquisa, além de ganhar no 1º turno Lula chega a quase 60% dos votos válidos no 2º turno.”

Guimarães entende que por outro lado os dados da pesquisa revelam que se ele não for candidato, quem ele indicar estará no 2º turno. “Ainda segundo o Datafolha, diminuiu a rejeição a Lula e aumentou a rejeição a Temer e a FHC tornando-os os piores cabos eleitorais. Também no âmbito da Justiça eleitoral crescem as chances de conseguirmos o registro de Lula. Por isso a estratégia do PT está totalmente correta, que é lançá-lo à disputa presidencial”, ressaltou.

Parlamentares da Bancada do PT também se manifestaram no twitter sobre a liderança de Lula no levantamento de hoje. O líder do PT na Câmara, Paulo Lula Pimenta (RS), destacou em sua conta no twitter: “Lula prova mais uma vez que é imbatível nas urnas e que é a única pessoa capaz de unir o país para sair da crise. O Brasil quer ser feliz de novo”.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), também usou sua conta no twitter para explicar porque Lula é o preferido dos brasileiros. “Excluir Lula da disputa é aprofundar a instabilidade no país, com votos brancos e nulos ganhando as eleições. Sem legitimidade do voto ninguém conseguirá pacificar o Brasil e resgatar seu desenvolvimento. Só Lula pode cumprir esse papel”. Segundo a presidenta, a pesquisa deixa duas certezas: “Lula é o preferido pra governar o Brasil e é o grande eleitor de 2018. Lula é autoexplicativo, seus governos foram os melhores para a maioria do povo e se comparados ao que vivemos hoje era quase o paraíso”, postou.

De acordo com a pesquisa, sem Lula, mais de um terço do eleitorado brasileiro se diz sem opção. O levantamento ouviu 2.824 pessoas, de 174 municípios entre os dias 6 e 7.

Atrás de Lula, o deputado federal Jair Bolsonaro figura com 17% das intenções de voto, seguido por Marina Silva com 10%, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, ambos com 6% e Álvaro Dias com 4%.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos.

Nas simulações de segundo turno, Lula vence disparado sobre todos os adversários, alcançando até 49%. Quando a pesquisa propõe um cenário sem o presidente, o número de abstenções é maior que as intenções de voto no candidato vencedor.

“Chama que o homem dá jeito”

Enquanto isso, o Datafolha revela o aumento da rejeição a Temer e ao governo ilegítimo que conduz o país ao aprofundamento da crise política e econômica. Temer superou seu próprio recorde e já conta com 82% de rejeição, sendo o presidente mais reprovado desde a redemocratização.

PT na Câmara com lula.com.br