16/05/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


BPRaio e quartel do Corpo de Bombeiros são inaugurados em Canindé

O policiamento do BPRaio terá 52 policiais trabalhando em 24 motocicletas e duas viaturas para atender todos os dezenoves municípios compreendidos pela Área Integrada de Segurança 15

"Vai ser excelente para a segurança de Canindé, pois o Raio é uma polícia muito bem treinada, todos os bandidos temem. Com certeza agora a população vai poder andar mais tranquila, andar com segurança pelas ruas. O governador Camilo Santana está de parabéns pela iniciativa de levar esse serviço também para os munícipios do Interior, era algo que o Ceará como um todo esta a precisando". A declaração é da auxiliar de gestão, Lycia Aguiar, que estava na manhã deste sábado (13) na solenidade de inauguração da unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Canindé.

Além do BPRaio, o município agora conta com um quartel do Corpo de Bombeiros. Ambos foram inaugurados pelo governador Camilo Santana nesta manhã. "A minha vinda hoje tem o objetivo de lançar um equipamento que é mais do que estrutura, são homens treinados. Tem sido um desafio para todo gestor enfrentar o problema da segurança pública. É preciso ação. Fiz as promoções dos militares, assinei a média salarial do Nordeste para a PM, e também o farei para a Pefoce e Polícia Civil. Estamos chamando os aprovados nos concursos. Desde novembro do ano passado está funcionando aqui em Canindé a sede do Corpo de Bombeiros, hoje inauguramos oficialmente e também viemos entregar o Raio. Prometi implantar em todas as macrorregiões do Ceará e agora estou encerrando esta fase, na nona região. Onde o Raio tem chegado, os bandidos estão correndo", disse o chefe do Executivo.

O deputado federal, José Guimarães, destacou as iniciativas do governo do Estado tem realizado na área de segurança pública. "Os índices de homicídio e de criminalidade tem reduzido gradativamente em relação aos anos anteriores. Com a chegada do Raio ao interior, o combate ao crime organizado aumentará significativamente e a população poderá andar mais sossegada", comentou.

O policiamento do BPRaio terá 52 policiais trabalhando em 24 motocicletas e duas viaturas para atender todos os dezenoves municípios compreendidos pela Área Integrada de Segurança 15: Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Baturité, Palmácia, Pacoti, Redenção, Acarape, Barreira, Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu e Guaramiranga.

Para a atuação dos profissionais, o governo fez a aquisição de 62 armas de fogo, sendo 52 pistolas, seis carabinas calibre ponto 40, duas espingardas e dois fuzis, além de equipamento de proteção individual. Todos eles participaram de uma formação para ingressar no policiamento especializado – com duração de seis semanas entre 2016 e 2017.

Já o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), em Canindé, fica localizado no Km 304 da rodovia BR 020, no bairro Jubaia. A unidade conta o efetivo de 29 bombeiros, que atuam em duas viaturas de combate a incêndio, sendo uma delas um caminhão tanque, e uma terceira viatura utilizada nos serviços de vistorias técnicas. Ao todo, o governo investiu R$ 567 mil em viaturas e equipamentos de segurança e de uso em ocorrências para a unidade.

  

Série de investimentos na cidade

Durante o evento, Camilo Santana anunciou várias outras obras para Canindé. "Já autorizei esse projeto de restauração, vamos fazer um grande investimento e a cidade vai ficar linda por todo o percurso da romaria. A Escola Estadual de Ensino Profissional já está funcionando, mas em breve faremos a inauguração oficial. Temos mais três escolas em construção para o segundo semestre e uma policlínica que vamos entregar até 20 de julho. Também vamos inaugurar a nova Delegacia Regional nos próximos dias 45 dias. Sobre o 'Minha Casa Minha Vida', a previsão que a Caixa me passou é para os próximos 60 dias. Vamos construir 30 novas Areninhas no interior, uma será em Canindé, que também vai ganhar duas salas de cinema".


Interiorização do BPRaio

Com a instalação da base em Canindé, completa-se a implantação do BPRaio nas macrorregiões do Estado. As cidades que sediam unidades do batalhão são: Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e, agora, em Canindé. Atualmente, incluindo Fortaleza, a força policial especializada está sediada em dez cidades cearenses.

O foco, agora, são os municípios com mais de 50 mil habitantes. A previsão é de que outras 28 bases, sendo nove na Região Metropolitana de Fortaleza e 19 no interior, sejam instaladas até o fim do próximo ano. Além disso, em Fortaleza, o número de equipes será duplicado até o fim do próximo ano, passando de 38 para 76, contando, no final da implantação, com 717 policiais militares, 510 motos e 12 viaturas.

Na Região Metropolitana, até o término de 2018, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Eusébio, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Cascavel e Aquiraz receberão o Batalhão especializado. Serão direcionados 424 profissionais de segurança em 46 composições, que realizarão o patrulhamento ostensivo em 180 motocicletas e 11 viaturas.

No interior, Aracati, Morada Nova, Crato, Acaraú, Itapajé, Boa Viagem, São Benedito, Quixeramobim, Icó, Camocim, Barbalha, Trairi, Limoeiro do Norte, Acopiara, Viçosa do Ceará, Granja, Baturité, Tianguá e Beberibe também serão contemplados com o BPRaio até o final de 2018. Essas unidades terão 671 policiais, divididos em 68 equipes; 288 motos e 19 viaturas.

No final do próximo ano, o BPRaio terá em todo o território do Ceará 2.312 policiais, divididos em 250 equipes; 1.230 motos e 58 viaturas.