15/03/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula vem ao Nordeste para grande festa da Transposição

O próximo domingo (19) será dia de festa no Nordeste. Isso porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai até a cidade de Monteiro, no interior da Paraíba, celebrar a conclusão das obras do eixo leste do Projeto de Transposição do São Francisco. A presidenta eleita Dilma Rousseff também deve comparecer e conferir de perto a situação. Iniciado por Lula em 2007 e continuado por Dilma de 2011 a 2016, o projeto chegou a quase 90% de conclusão na gestão petista.

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria na Câmara, estará em Monteiro para a solenidade que marcará o fim de uma era de escassez histórica de água na região Nordeste. “Lula é o grande responsável por essa obra. Nunca esqueço que, em 1994, num comício realizado na cidade de Brejo Santo (Ceará), o então candidato Fernando Henrique Cardoso declarou: ‘Nos meus próximos 4 anos, eu vou iniciar as obras da transposição do São Francisco’. Cadê? Nada! Foi o Lula quem desengavetou esse projeto. E está aí o resultado dele: uma obra quase 80% realizada. O Nordeste tem, sim, investimento do governo federal. O Nordeste tem, sim, obras de infraestrutura e obras sociais. E é por isso que a região hoje vive um momento diferenciado no seu crescimento”, detalhou Guimarães.

“Foi Lula quem tirou do papel o sonho da Transposição, maior obra hídrica no Nordeste e que teve seu andamento assegurado pela presidenta Dilma. Neste momento, em que as águas do Velho Chico chegam a cidades do semiárido de Pernambuco e Paraíba, é preciso fazer justiça aos governos do PT, responsáveis por este sonho de 14 milhões de sertanejos virar realidade”, explicou o senador Humberto Costa (PT-PE), que vai acompanhar o ex-presidente na visita ao sertão.

Em 2010, Lula já havia afirmado que o povo do sertão não sofreria mais com a seca. “O sertão nunca mais voltará a ser motivo de estudos sociais para medir a fome e a miséria. O sertão vai fazer parte do Brasil desenvolvido”, disse o ex-presidente.

Na última sexta-feira (10), Michel Temer participou de uma cerimônia na mesma cidade, mas barrou a entrada da população, a maior beneficiada pelo projeto do “Velho Chico”. Ainda assim, o presidente foi obrigado a escutar diversas pessoas gritando Fora Temer e clamando pelo nome de Lula.

Outros golpistas tentaram ganhar crédito pela obra de Lula, como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que sobrevoou uma usina de bombeamento. Ele não levou em conta que há poucos anos os tucanos atacavam o Projeto de Transposição. Aécio Neves chegou a gravar um vídeo dizendo que os trabalhos não seriam concluídos. Em outras ocasiões, parlamentares do PSDB chamaram a transposição de “erro histórico” e “mentira”.

Desde que parte das obras de Transposição do São Francisco foram concluídas, a população tem gravado vídeos para celebrar a chegada da água, lembrando sempre o nome de Lula e Dilma.