21/12/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


AL aprova criação da rodovia Sebastião Genuíno Guimrães

"Uma justa homenagem a este sertanejo tão forte que enfrentou inúmeras dificuldades sem jamais perder a esperança de dias melhores para o distrito onde nasceu", a declaração do deputado federal José Guimarães foi dada após receber a notícia de que a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, na sessão plenária desta quarta (21/12), projeto de lei de autoria do deputado estadual Moisés Braz (PT) que denomina Rodovia Sebastião Genuíno Guimarães o trecho da CE-166 que liga o município se Senador Pompeu ao distrito de Encantado, em Quixeramobim, no Sertão Central cearense. Sebastião Genuíno é pai do deputado José Guimarães.

Nascido em 28 de novembro de 1922, no Sítio Várzea Redonda, no distrito de Encantado, município de Quixeramobim, Sebastião é filho de José Genuino Guimarães e Maria Guilherme Guimarães. Foi casado por 72 anos com a professora Maria Laís Nobre Guimarães, com quem teve 11 filhos, sendo eles, José Genoino Neto (ex-presidente Nacional do PT e ex deputado federal por São Paulo), José Nobre Guimarães (deputado Federal), Maria Laide Guimarães, Francisco Nobre Guimarães, José Odílio Nobre Guimarães, José Guimarães Nobre, José Wagner Nobre Guimarães, José Ronaldo Guimarães, Maria Laís Nobre Guimarães de Oliveira, José Cleidson Nobre Guimarães e Liduína Nobre Guimarães.

Na sua lida diária, viveu e trabalhou com agricultor durante 80 anos na terra natal de Encantado, no sertão central cearense.

"Sua participação e de sua família sempre foram importantes para o crescimento e desenvolvimento do distrito de Encantado, no tocante à melhoria das condições de vida de seus moradores, assim como, na luta pela estrada que liga o distrito à sede do município de Quixeramobim", afirma Moisés Braz no projeto.

Para Moisés Braz, Sebastião Genuíno - falecido no dia 15 de janeiro de 2016 - deixou um grande legado não só para a sua família, mas para todo o distrito de Encantado.