19/09/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Segurança: Batalhão Raio chega a Crateús

O Sertão de Crateús amanheceu na última em festa, nesta sexta-feira (16), com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o início das atividades plantonistas da delegacia de Crateús, que passa a atender 24 horas por dia.

"Esse é um reforço não só para a cidade de Crateús, mas para toda a região, que vai garantir tranquilidade e segurança para os moradores. Nas ruas, o Raio vai combater e prevenir a criminalidade. E a delegacia 24h, a primeira do Interior do Estado, vai atender a população sem parar e, assim, reforçar o time da Segurança Pública", disse o governador Camilo Santana, que também anunciou a implantação da Delegacia da Mulher no município.

Para o deputado federal, José Guimarães, "a chega do Raio a Crateús é mais um esforço que o governador Camilo Santana tem feito para combater a violência em nosso estado. Segurança é prioridade para o governo do Estado e a administração não tem poupado esforços para isso".

A nova unidade do Raio, responsável pela Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), vai contar com um efetivo de 37 profissionais de segurança, divididos em quatro equipes e com auxílio de uma viatura e 16 motocicletas equipadas para dar suporte à atuação dos profissionais. Serão beneficiados 17 municípios: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba, Santa Quitéria, Tamboril e Varjota.

Esta é a sétima unidade do BPRaio no Interior, que teve um aporte de cerca de R$ 1 milhão do Governo do Ceará para a compra de armamentos, veículos, fardamento e equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os agentes de segurança. Ela dá continuidade ao projeto de ampliação e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no Estado. Agora, o Raio conta com oito sedes em todo o Estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús. No total, a unidade especializada passa agora a atender 163 municípios em todo o Estado.

Delegacia 24h

Já a Delegacia 24 horas recebeu 14 novos profissionais: quatro delegados, quatro escrivães e seis inspetores. O reforço representa um aumento de 82% no efetivo, saltando de 17 profissionais para 31. As equipes de trabalho serão divididas nos três turnos para dar cobertura às demandas que chegam na área.

O Governo do Ceará trabalha ainda para instalar mais dois núcleos do grupo especializado, desta vez, em Canindé e Tauá. Até o final da implantação do projeto de interiorização do BPRaio, o Governo prevê a atuação das equipes em todas as cidades do Interior, com efetivo total de 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas.