14/09/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Concessões privilegiam o ganho das grandes empresas.

O governo de Michel Temer anunciou nesta terça-feira (13) os projetos de infraestrutura que serão entregues à iniciativa privada, por meio de concessões ou venda, com leilões previstos para acontecer em 2017 e 2018. São aeroportos, rodovias, ferrovias, saneamento, distribuição de energia, mineração e campos de petróleo que estão na lista de editais das chamadas PPIs (Programa de Parcerias de Investimentos). O deputado José Guimarães (PT-CE), ex-líder do governo Dilma, criticou o programa de concessões do governo golpista, que na sua avaliação, tem a lógica de “privilegiar e facilitar o ganho das grandes empresas, aumentar a desigualdade regional e sacrificar os consumidores”.

José Guimarães destacou que o governo ilegítimo de Temer está mudando regras com o jogo em andamento, uma vez que repete parte das concessões que já estavam previstas na última fase do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo Dilma, anunciada em 2015. Entre eles, quatro aeroportos - Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. Também estavam previstos dois trechos de rodovias e os dois terminais portuários. “Os trechos de ferrovias já estavam, inclusive com obras em andamento”, destacou Guimarães.

O ex-líder do governo Dilma aproveitou para reforçar que o governo golpista de Temer não tem como dar certo porque começou de forma ilegítima e age olhando para o andar de cima, para as elites. “O País está parado, não existem atrativos econômicos, são anunciados quase que diariamente retirada de direitos e eles não têm política de incentivo para a produção e o consumo”, criticou.

Com informações do PT na Câmara