26/07/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governador anuncia medidas para garantir abastecimento de água

"Eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para evitar o racionamento de água para os cearenses", declarou Camilo Santana
O Governo do Ceará apresentou, na manhã desta terça-feira (26), o Plano de Ações de Segurança Hídrica para Fortaleza e Região Metropolitana, no Palácio da Abolição. A convocação reuniu as secretarias de Recursos Hídricos e Cidades – assim como suas vinculadas: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce) - para uma apresentação detalhada dos diversos projetos e medidas que serão realizadas em todo o segundo semestre de 2016 e início de 2017.

O governador Camilo Santana revelou uma série de ações que já estão em fase de execução ou que deverão ser implementados de forma emergencial até março de 2017. “Eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para evitar o racionamento de água para os cearenses. Posso, inclusive, tomar decisões mais drásticas, mas jamais deixarei de atender à população em algo fundamental como a água. Principalmente, porque sei que a população que mais sofrerá, caso houvesse um possível racionamento, é a mais carente”. E completa: "Se precisar fechar a termelétrica para garantir o abastecimento na Região Metropolitana, eu fecho".

As medidas apresentadas têm o objetivo de reduzir em 20% o consumo de água até a próxima quadra chuvosa. Com investimentos previstos em R$ 64,1 milhões do Estado, o Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF prevê uma contrapartida de vários setores da sociedade, compartilhando a importância do uso responsável e sem desperdício da água.
Ressaltando o uso de recursos próprios do Estado, o governador Camilo Santana destacou a necessidade urgente de realizar as obras. “Enviamos toda a proposta ao Governo Federal para que possamos ter mais recursos garantidos, mas estamos aguardando a liberação. Não podemos esperar esses recursos, pois assim teríamos de decretar um estado de racionamento. Agora, todas as obras estão sendo realizados com recursos próprios do Estado. Mexemos em todas nossas finanças para garantirmos água para todos os cearenses”, afirmou o chefe do Executivo do Estado.
Entre as ações estruturais, estão projetos na área de reuso, perfuração de poços, combate às perdas de água, além de uma campanha educativa de alerta para a importância de consumir água de forma responsável e sem desperdício.

Conheça as 11 medidas emergenciais serão realizadas para a segurança hídrica de Fortaleza e Região Metropolitana:
1 – Reforço no combate às perdas;
2 – Perfuração de poços em prédios públicos e áreas de abastecimento crítico;
3 – Perfuração de Poços no Pecém;
4 – Aproveitamento do Sistema Hídrico do Cauípe;
5 – Aproveitamento do açude Maranguapinho;
6 – Sistema de reúso da lavagem dos filtros da ETA Gavião;
7 – Implantação dos sistemas de captação pressurizada no Gavião;
8 – Uma adutora de água tratada para reforço do abastecimento de Aquiraz;
9 – Revisão da Tarifa de Contingência;
10 – Redução da oferta de água em 20% para as indústrias da RMF;
11 – Plano de comunicação, informando e ressaltando a conscientização.