25/05/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo do Estado entrega nova unidade de UTI para Hospital de Messejana

O governador Camilo Santana assinou, na manhã desta quarta-feira (25), a autorização para ampliar a emergência do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). O anúncio foi feito durante a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva Cardiopulmonar do HM, em Fortaleza.

“Este é um dos hospitais de referência no Ceará e no Brasil, pois somos, atualmente, recordistas em transplantes em todo o país. Hoje, estamos entregando oito leitos de terapia intensiva pós-operatório que vai ajudar a desafogar e atender melhor os pacientes do Hospital de Messejana. Estamos autorizando também mais investimentos para a melhoria da qualidade do hospital. Ou seja, mesmo em um momento de crise e em que se discute a necessidade de mais investimentos na saúde, estamos trabalhando muito para que possamos melhorar ainda mais os hospitais estaduais para população que mais precisa”, salientou o governador durante a visita.

Serão construídos 40 novos leitos de emergência, sendo investidos R$ 3 milhões com recursos do Governo do Estado (75%) e Governo Federal (25%). Segundo o secretário da Saúde, Henrique Javi, a construção dos novos leitos ajudarão a reduzir a espera por atendimentos no hospital. “Na saúde estadual, temos de ter uma atenção e atitude sempre humanizadas. Daremos uma melhor qualidade, buscando o máximo possível que as pessoas possam ter uma recuperação pronta, imediata e digna”, destacou o secretário.

Nova unidade de UTI cardiopulmonar

O Hospital de Messejana conta, agora, com a nova estrutura de UTI cardiopulmonar, com 215 m² de área construída e equipamentos de última geração, como monitores e desfibriladores, além do mobiliário hospitalar. Com recurso exclusivamente oriundos do Governo do Estado, foram investidos R$ 900 mil para a construção e montagem da estrutura.

“Vamos duplicar o número de leitos pós-operatórios. Não só em atendimento para adultos como também para crianças. Vamos receber, em vez de oito, 16 atendimentos. Isso porque a UTI que recebia os pacientes pós-cirúrgicos, funcionará no espaço antes destinado à UTI cardiopulmonar”, disse o diretor do hospital, Frederico Lima.

Hospital de Messejana

O Hospital de Messejana possui 355 leitos. Desse total, 71 são de UTIs, distribuídos em sete Unidades de Terapia Intensiva: cardiopulmonar, respiratória, coronariana, semi-intensiva, pediátrica clínica, pós-operatório pediátrico e pós-operatório Adulto. O HM realiza por mês, em média, 31 cirurgias pediátricas, 47 cirurgias cardíacas, 58 cirurgias torácicas, totalizando a média mensal de 136 cirurgias.

Para a dona de casa Daiane Carvalho, de 22 anos, que há um mês acompanha o tratamento do filho Diego Carvalho, de quatro anos, o atendimento dado ao filho está sendo primordial para a sua rápida recuperação. “Por estar todo esse tempo, tenho mais coisas boas para falar que ruins. Ver a recuperação plena do meu filho, sendo tratado por médicos competentes e bons equipamentos, me deixa aliviada. Sei que o meu Diego está sendo tratado da melhor forma possível. Ele, inclusive, já é amigo de todos os médicos”, comentou a mãe orgulhosa.


Perfil dos 71 leitos de UTI do Hospital de Messejana

· 8 leitos - UTI cardiopulmonar
· 8 leitos - UTI respiratória
· 8 leitos - UTI coronariana
· 16 leitos - UTI pós-operatório adulto
· 8 leitos - UTI pós-operatório pediátrico
· 9 leitos - UTI pediátrica
· 14 leitos - UTI semi-intensiva