24/05/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães: Revelação de áudio é a autópsia do golpe

O líder da minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta segunda-feira (23) que “a farsa do golpe” contra o governo eleito da presidenta Dilma está estampada. Para Guimarães, a   revelação dos diálogos entre o ministro interino do Planejamento do governo ilegítimo de Temer, senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado é um fato muito grave e evidencia para o país “o que estava por trás” de todo o processo ilegal de impedimento da presidenta Dilma.

“A revelação destes diálogos  é a autópsia do golpe. Fica evidenciado que este comando do PMDB articulou, patrocinou e  engendrou o maior golpe na história da democracia brasileira. Agora, com a farsa do golpe estampada o que a sociedade vai fazer? O que o Supremo vai fazer? E o Senado,  o que vai fazer? Há normalidade institucional no país? Se já não existia antes, imagine com as revelações de hoje. Então, temos que ter cabeça fria, coração quente para mobilizar o país e dar um basta ao golpe”, disse o petista.

“Aos poucos, acrescentou Guimarães, a sociedade brasileira vai tomando conhecimento de qual foi o objetivo real do afastamento da presidenta Dilma. Está claro, e é por isso que aos poucos o país vai se mobilizando e se dando conta disso”, enfatizou.

Caso Romero Jucá - O líder José Guimarães defendeu rigor na investigação sobre a revelação dos diálogos. “O que  aconteceu hoje é muito grave e não se resolve com licença coisa nenhuma. É muito importante para o país, para toda a sociedade democrática brasileira que se apure a fundo este fato.  Não é possível que um fato de tamanha gravidade não abale, infelizmente,  a nossa republiqueta. Não que o Brasil seja uma republiqueta, mas o ato de afastamento da presidenta foi um ato de um país que se iguala às chamadas republiquetas, pois foi uma injustiça”, ressaltou.

Apuração seletiva – O líder da minoria reiterou que a expectativa é a de que a apuração do diálogo que envolve o senador Romero Jucá seja tão rápida como foi feito quando houve divulgação de gravação do senador cassado Delcídio Amaral (sem partido).

“É um fato  tão grave como foi com o Delcídio. Foi feito tudo com o Delcídio, então é preciso que seja feito tudo também com o senador Romero Jucá. Também neste caso não pode ter seletividade. Todos vimos  a rapidez  no episódio de Delcídio, então, é preciso também a mesma rapidez no caso do Jucá, é um senador também. Não é razoável porque por trás teve uma farsa construída”, ressaltou o líder da minoria.

 

Assista também ao vídeo gravado pelo parlamentar: