26/04/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Eleitores precisam regularizar situação até 4 de maio

Quem pode dar uma contribuição decisiva para definir o futuro da própria cidade precisa correr contra o tempo e se acertar com a Justiça Eleitoral. Até o dia 4 de maio, os eleitores que não tiraram o título de eleitor, não votaram e nem justificaram o voto, ou ainda que queiram transferir o domicílio eleitoral devem comparecer a um dos postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral e ficarem em dia com o seu dever cidadão.

Em Fortaleza, o TRE-CE criou um mutirão no Ginásio Paulo Sarasate para atender um público de até 35 mil pessoas. Para isso, foram instalados no ginásio 88 kits biométricos e disponibilizadas 200 pessoas, entre servidores públicos, terceirizados, seguranças e policiais militares a fim de garantir atendimento satisfatório aos eleitores.

O atendimento dura cerca de 20 minutos, entre escolher o lugar de votação, registrar a assinatura, fazer a biometria e tirar a foto – e o título ainda sai na hora. “É importante estarmos regularizados e escolher nossos representantes”, reforça o estudante José Inácio, 17 anos, que soube do mutirão por meio de amigos.

“Gosto muito de participar das discussões em torno da política e, enquanto a minha saúde permitir, continuarei comparecendo e votando”, afirmou o aposentado José Paulo da Silva, 74 anos, que, mesmo sabendo que o seu voto é facultativo, fez questão de fazer a biometria.

O TRE adverte, no entanto, que o eleitor de Fortaleza não é obrigado a fazer o cadastramento biométrico para as eleições deste ano. Só quem precisar resolver alguma pendência em relação ao título deve procurar a Justiça Eleitoral, que orienta o eleitor a não deixar para a última hora.

Cancelamento do título – No Ceará, eleitores de 46 municípios passaram por revisão eleitoral no último dia 31 de março. No final dos trabalhos, foram cancelados cerca de 250 mil títulos. Os municípios com maior número de títulos cancelados foram Maracanaú (40 mil); Crato (20 mil); Iguatu e Itapipoca (17 mil cada); Tianguá (12 mil); Barbalha e Horizonte (10 mil cada).

Para evitar o cancelamento, os eleitores destes municípios que não compareceram às zonas eleitorais do interior do Estado ganharam um novo prazo, até 4 de maio, para regularizar a situação.

(com informações do TRE-CE)