03/02/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Por unanimidade, Afonso Florence é eleito o novo líder do PT na Câmara

O deputado Afonso Florence foi eleito líder da bancada do PT na Câmara, nesta quarta-feira (3), por unanimidade, em votação simbólica. “O ano promete. Penso que poderá ser um ano melhor que 2015. Mas isso dependerá da unanimidade da bancada”, parabenizou, ao abrir a cerimônia, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães. “É isso que fortalece a nossa bancada. Sempre foi e sempre será uma das bancadas mais leais ao governo”, completou.

“Espero manter uma relação de diálogo tão profícua quanto mantive com os outros companheiros”, declarou o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Ele fez dois pedidos à bancada do PT na Câmara: o engajamento na disputa da eleição municipal deste ano, especialmente contra o pessimismo; e a defesa “permanente e diária” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Mesmo que ele relute em pedir solidariedade, vamos estar com ele”, disse.

Florence, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no primeiro mandato da presidente Dilma, assume o posto de líder do PT na Câmara no lugar de Sibá Machado (AC). Florence está no segundo mandato e já foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia no governo Jaques Wagner.

Aos 56 anos, o novo líder tem um perfil de negociador. Discreto, tem participação ativa nas comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Ao fazer um resgate dos trabalhos do ano em que liderou a bancada, Sibá disse que 2015 é um ano para ser lembrado, mas não por motivos positivos. “Esse partido nasceu das causas sociais. Por isso é caro para alguns aqui dar o recado que não é o que o que as ruas esperam”, avaliou, em referência às pautas do ajuste.

No Senado, Humberto Costa (PT-PE) foi reconduzido ao cargo e será líder do PT pela quarta vez. Os senadores petistas também indicaram Gleisi Hoffmann (PR) para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa até o fim do ano.

Com informações da Agência PT de Notícias