27/11/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Novo Oriente é destaque na área de educação

O município de Novo Oriente, localizado na Região dos Inhamuns, há muito tempo é destaque na Educação, graças ao modo petista de governar. A secretária de Educação, Ana Cíntia de Lima (PT), é uma das principais responsáveis pela revolução que aconteceu naquele município. "Aqui a nossa prioridade é educação, pois é a através dele que podemos transformar os seres humanos", comenta.

Um dos exemplos de sucesso é visto na Escola Francisco Alexandre, escolhida como uma das melhores unidades escolares do Ceará, de 1º ao 4º ano, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O Ministério da Educação estabeleceu como meta, para 2022, uma nota média do Ideb de 6,4. A escola citada foi avaliada em 8,1, ou seja, bem acima da meta e muito antes do prazo previsto. "Desde 2013, todas as nossas escolas atingiram a meta e hoje a nossa média é de 7,48", comemora a secretária.

Tudo isso, em Novo Oriente, é fruto de um modo petista de  governar que, ao longo desses últimos anos, vem revolucionando o município. A Educação de lá é sempre premiada como sendo uma das melhores do Ceará. É referência quando o assunto é Educação. A área educacional novo orientense é, com certeza, um dos orgulhos do seu povo. De acordo com dados do  Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), o município teve 15 escolas "nota 10".

E o segredo do sucesso? A secretária atribui ao pilar: gestão, docência e família. "Aos poucos conseguimos mudar  mentalidade das pessoas e trazer as famílias dos alunos para dentro da escola, o que foi um fato extremamente importante para o sucesso", disse.

A valorização dos profissionais da área educacional também é um dos ingredientes do sucesso. "Em Novo Oriente, professor é autoridade", comenta orgulhosa Ana Cíntia. Além da capacitação profissional, os professores do município recebem o piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação e um benefício chamado "hora-atividade" que é um gratificação para que o professor prepare as aulas.

"Novo Oriente é um município que está situado em uma região extremamente seca do Ceará, mas nem por isso deixa de investir", ressalta a secretária. "Hoje 100% das crianças até 6 anos estão alfabetizadas", comemora Ana Cíntia. Novo Oriente é exemplo do modo petista de governar.