27/11/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


"Nós vamos recuperar o rio Doce", diz Izabella Teixeira

O Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas ouvirá as populações locais na elaboração do plano de revitalização na região atingida em relação ao desastre ocorrido nas barragens do Fundão e de Santarém no município de Mariana (MG) e suas repercussões na bacia do rio Doce. A informação foi dada pela ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em entrevista ao programa “Bom Dia Ministro”, da NBR. “Nós vamos recuperar o rio Doce”, afirmou.

Izabella disse que os recursos necessários à recuperação da bacia e ao atendimento das populações atingidas poderão vir de um fundo especial. Isso garantiria que as medidas imediatas tivessem os recursos de forma mais rápida. Ela reafirmou que a recuperação da bacia demanda medidas de médio e longo prazos, mas que a ação será feita.

Segundo a ministra, a previsão é começar os trabalhos de recuperação logo após o período de chuvas, quando estarão concluídas as análises sobre o efeito da lama ao longo da região atingida.

“Não dá para abrir mão da bacia, pois ela é muito importante para o povo da região”, disse Izabella, acrescentando que medidas de mitigação estão sendo tomadas. Lembrou que o Projeto Tamar recolheu matrizes de peixes, quelônios (tartarugas de couro) e aves, principalmente espécies em risco de extinção, para repovoar o rio após a revitalização. “É importante que nos juntemos e façamos desse desastre uma referência de recuperação ambiental e de inclusão de economia social”, assegurou.

A ministra informou, ainda, que uma análise detalhada do licenciamento ambiental das barragens de rejeitos da Samarco e seu cumprimento, em Mariana (MG), está sendo elaborada pelos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O laudo poderá resultar em novas multas para a mineradora, responsável pelo desastre ambiental que atingiu a bacia do rio Doce em Minas, e as praias em Regência, no Espírito Santo.