18/11/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Congresso Nacional mantém vetos do Executivo

Vitória do Governo. O Congresso Nacional manteve nesta terça-feira (17) o veto presidencial ao projeto que previa reajuste salarial de até 78% aos servidores do Judiciário. Segundo o governo, caso esse reajuste fosse concedido, representaria um impacto financeiro de R$ 27,5 bilhões aos cofres públicos nos próximos quatro anos e, depois disso, mais de R$ 10 bilhões por ano.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), reiterou que venceu a responsabilidade com o País. “Manter este veto era uma questão essencial para o País. E não estamos discutindo o mérito desta matéria porque os governos do PT sempre reconheceram o papel do servidor público. Mas seria um descalabro completo na economia brasileira conceder este reajuste”, disse.

"Uma vitória do País", comemora Guimarães. O deputado passou o dia fazendo articulações para consolidar os votos necessários à manutenção dos vetos. Dialogou com a base de apoio ao governo e também com partidos de oposição. Os 132 votos favoráveis aos vetos evitaram que apenas uma categoria de servidores públicos tivesse aumento superior a 70%. Ou seja, prevaleceu "a responsabilidade para não desequilibrar as contas públicas".

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do governo na Comissão Mista de Orçamento (CMO), também reafirmou a importância da manutenção do veto e  lembrou o esforço do governo para garantir o equilíbrio da economia. “O governo federal está fazendo um grande esforço para proteger o emprego, o trabalhador, o aposentado, manter o Bolsa Família e todos os programas sociais. Então, é preciso o esforço de todos para o equilíbrio do Brasil real”, disse.