01/10/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ministério vai contratar 23 profissionais das áres de ciências agrárias e sociais

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai contratar 23 profissionais das áreas de ciências agrárias, sociais e humanas para a segunda fase do Projeto Dom Helder Câmara, que leva políticas de apoio ao desenvolvimento rural para o semiárido nordestino. Nessa fase, serão beneficiadas mais de 27 mil famílias.

O projeto existe desde 2001 e atua com o objetivo de melhorar o acesso da população rural a políticas públicas e na geração de oportunidades de acesso a mercados. Uma das ações de maior destaque é a oferta de assessoria técnica permanente, focada nas demandas e no interesse das famílias beneficiárias.

Na primeira fase, o Projeto  Dom Helder Câmara atuou em oito territórios da cidadania: Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte; Inhamuns e Sertão Central, no Ceará; Cariri Ocidental, na Paraíba; Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe, em Pernambuco; Serra da Capivara, no Piauí; e Alto Sertão Sergipano, em Sergipe. Mais de 15 mil famílias foram beneficiadas .

Na próxima etapa, serão incluídos 129 municípios, distribuídos nos oito Territórios da Cidadania e abrangendo, também, o Território do Alto Sertão Alagoano. Pelos próximos três anos, o projeto permanecerá atendendo 30% das famílias que participaram da primeira fase.

Os participantes, aprovados em processo seletivo simplificado, vão trabalhar na elaboração de planejamentos, assessoria técnica, organização de comitês e colegiados territoriais.

O edital completo, com os critérios de seleção, está disponível para consulta na internet, na página do MDA. As inscrições ficarão abertas até o dia 8 de outubro.