30/07/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ministro do Desenvolvimento Agrário cumpre agenda no Ceará

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, reuniu-se nesta quarta-feira (29) com integrantes do Colegiado Territorial e conselheiros de Desenvolvimento Territorial Sertão Central, em Quixeramobim, no Sertão Central cearense. A atividade faz parte da agenda do ministro no estado, que começou nesta quarta pela manhã e termina nesta sexta-feira. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, acompanhou o ministro na visita ao interior.

No encontro, Patrus disse que, a partir de agora, haverá uma agenda mensal de visitas aos Territórios de Cidadania. "Isso é bom, porque ouvimos as pessoas", afirmou. O roteiro vai começar pelos Povos e Comunidades Tradicionais. "Na nossa próxima viagem, vamos dar preferência para territórios quilombolas", adiantou.

O Território da Cidadania Sertão Central foi criado em 2003. Formado por 12 municípios - Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole – ocupa uma área de 15 mil quilômetros quadrados.

Sertão Central possui 44 assentamentos e mais de 32 mil estabelecimentos da agricultura familiar. Só no município de Quixeramobim mais de 80 mil hectares já foram desapropriados e entregues à reforma agrária.

O líder do governo, José Guimarães, que é natural de Quixeramobim, comentou as realizações do governo federal para a região. “Aqui foi o berço de muitas lutas agrárias, prova disso é o número de assentamentos, a luta pela reforma agrária desde a época de Antônio Conselheiro e diversas outras”, comentou.

Para o representante do Colegiado Territorial Sertão Central, Paulo Moreira, a população do sertão cearense está esperançosa com a atual gestão no MDA pela prioridade que está dando para o território.

Durante o evento, o ministro assinou três escrituras para beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Ao todo, serão entregues 52 escrituras, que, no total, somam mais de R$ 2 milhões. “Nosso ministério será o berço da agricultura familiar e da reforma agrária”, comentou Patrus Ananias.

Após a reunião, à noite, Patrus acompanhado de Guimarães, foi conhecer o Memorial Antônio Conselheiro. No local, assistiu a uma apresentação da Quadrilha Sol do Meu Sertão, realizada pelo Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura (ISMSAC).